Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/08/2019 - 18h14min

Lançada frente em apoio ao setor calçadista e de componentes para calçados

Imprimir Enviar

Foi lançada na tarde desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados, que tem como foco incentivar a adoção de políticas públicas para fortalecer os dois setores, especialmente em São João Batista, capital catarinense do calçado, maior polo calçadista de Santa Catarina e o quarto do país.

“A missão da frente é de fazer o elo entre o setor produtivo, trabalhista e do município com o governo estadual para somarmos esforços em prol da cadeia produtiva do calçado e de São João Batista”, destacou o deputado Altair Silva (PP), proponente da frente parlamentar.

O evento reuniu vereadores, deputados, lideranças sindicais e o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSD). Altair Silva reforçou que é preciso discutir os principais desafios dos setores, por meio de debates, eventos e discussão dos principais gargalos da atividade, para assim ampliar a produção. “Vamos juntos construir políticas e propostas que desenvolvam os setores no âmbito municipal, estadual e até nacionalmente”.

Uma das propostas de trabalho da frente é a manutenção dos empregos nos polos produtores, destacou Altair Silva. Ele lembra que São João Batista é o principal polo de produção no Estado, sendo responsável por produzir em média 1,6 milhão de pares de calçados femininos por mês. No município são 395 empresas que fabricam calçados, principalmente voltados para o público feminino. Mais de 90% da produção, atualmente, é destinada ao mercado interno. As exportações têm como principais destinos países da América do Sul e América Central, gerando mais de 8 mil empregos diretos. “Como cresci e me criei em São João Batista, eu vivi e acompanhei de perto a produção de calçados no município. Hoje somos referência e queremos potencializar ainda mais a produção e os investimentos na área”.

O prefeito Daniel Neto Cândido disse que o município é a terceira cidade que mais cresce em Santa Catarina, por cinco anos consecutivos, mas mesmo assim sofre com a falta de apoio de políticas públicas para o setor que representa mais de 50% da movimentação econômica da prefeitura.

Observou que o governo estadual, por meio de uma reivindicação do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), igualou a taxação do ICMS de 12% para as empresas que fornecem matérias-primas para o segmento calçadista e as indústrias, mas mesmo assim o município ainda sofre com a concorrência desleal com a Bahia, onde lá o faturamento é cobrado 1%, enquanto que em Santa Catarina continua com 3%. “Por isso, é importante a frente parlamentar que dará mais visibilidade ao polo calçadista e ao município para o governo do Estado.”

Daniel disse ainda que apesar da crise econômica no Brasil, São João Batista registrou neste primeiro semestre um incremento em mais 400 empregos diretos no setor calçadista e graças ao trabalho de empresários e operários o município é conhecido nacionalmente pela qualidade dos sapatos batistenses. O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, afirmou que a entidade que representa fica feliz com o apoio da frente parlamentar e que com o trabalho dos parlamentares o setor calçadista será mais visto perante o governo estadual.

Integram ainda a frente parlamentar em apoio aos setores calçadistas e de componentes para calçados os deputados Jair Miotto (PSC), Marlene Fengler (PSD), Maurício Eskudlark (PL), Neodi Saretta (PT), Ricardo Alba (PSL), Ismael dos Santos (PSD), Jerry Comper (MDB), Mauro de Nadal (MDB) e José Milton Scheffer (PP).  Os deputados Altair, Marlene, Jerry e Zé Milton Scheffer foram eleitos coordenadores durante a reunião de lançamento da frente.

Voltar