Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2023 - 20h38min

Lançada a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Cívico-militares

Imprimir Enviar
Deputado Marcos da Rosa comandou a reunião
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Contando com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios catarinenses, foi lançada na noite desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Cívico-militares. O deputado Marcos da Rosa (União) foi eleito o coordenador dos trabalhos.

Aprovação maciça dos pais de alunos, diminuição em torno de 80% da evasão escolar e das violências físicas e verbais, resgate de valores como o civismo e o respeito, assim como a melhora na qualidade da educação. Estes fatores foram destacados por Marcos da Rosa. “Sou um entusiasta do tema. Por isso visitei escolas e fiz contatos com prefeitos e vereadores para, numa grande articulação política, convencer o governo do Estado a implantar este modelo no maior número possível de municípios.”

A gerente de Modalidades da Secretaria de Estado da Educação e coordenadora do Programa das Escolas Cívico-Militares em Santa Catarina, Beatriz Andrade, considera positiva a instalação da Frente Parlamentar. “Serve de apoio ao nosso trabalho de dar suporte extra-classe, um projeto de valores em prol da formação cidadã. Contamos com a parceria dos ministérios da Educação e da Defesa para expandir o programa.” Atualmente nove escolas cívico-militares estão em funcionamento no Estado.

Autor de moção ao governo do Estado solicitando a criação de uma escola cívico-militar em Jaraguá do Sul, o deputado Lunelli (MDB) defende a iniciativa desde que esteve à frente da prefeitura da cidade. “Visitei o Colégio Militar em Joinville e acompanhei alunos na execução do hino nacional, em formação, fazendo oração. Hoje as crianças não têm mais isso, precisamos resgatar os valores para termos autoridades respeitadas e famílias honradas.”

Escola Cora Batalha
O deputado Lucas Neves (Podemos) contou com orgulho da participação na mudança de modelo do educandário lageano. “Era vereador em Lages, propus a transformação e meu coração se encheu de alegria a partir de 2022. Senti a diferença na vida da gurizada e os pais apoiando o modelo.” A Escola de Educação Básica Cora Batalha da Silveira fica no bairro Caravaggio, atendendo alunos do ensino fundamental.

Além dos parlamentares, formaram a mesa a diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, Deonice Maria Paludo, o prefeito de Agrolândia, José Constante, o vereador de Urussanga, Fabiano de Bonna,e o coronel Adriano Madeira, diretor do Colégio Militar da Trindade, em Florianópolis.

A Frente Parlamentar também é composta pelos deputados Napoleão Bernardes (PSD), representado por um assessor, Rodrigo Minotto (PDT), Sergio Motta (Republicanos) e Sérgio Guimarães (União).

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar