Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2019 - 18h16min

Lançados grupos do Setor Madeireiro, Moveleiro, Celulose e Silvicultura

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Atendendo aos requerimentos dos deputados Valdir Cobalchini (MDB) e Milton Hobus (PSD), foram lançados na tarde desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa, a Frente e o Fórum Parlamentar, respectivamente, de apoio aos setores madeireiro, moveleiro, celulose e silvicultura. A solenidade de lançamento dos novos colegiados ocorreu no Plenarinho Paulo Stuart Wright e contou com a presença de representantes do segmento de base florestal, além de expressiva participação de deputados.

Entre os objetivos anunciados pela frente e pelo fórum estão sugerir e acompanhar as políticas públicas e obras de infraestrutura que garantam a competitividade logística e o desenvolvimento econômico sustentável dos segmentos. “O setor moveleiro e madeireiro é muito forte e muito importante para a economia de Santa Catarina, e queremos poder discutir suas dificuldades e criar um canal de interlocução com o governo do Estado”, disse Cobalchini, que foi eleito coordenador da frente. Milton Hobus, que não estava presente devido a compromissos empresariais em Rio do Sul, foi eleito presidente do fórum.

Presente ao evento, o diretor-executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara, apresentou números do setor e alertou os parlamentares de que Santa Catarina conta com 31% da sua superfície florestal formada por mata nativa Atlântica, a segunda maior do Brasil, que são preservadas devido ao relevo e à legislação ambiental. Murara disse que esse percentual pode representar recursos por meio da moeda verde. “Temos que buscar compensação financeira para o Estado por meio do Código Ambiental e Florestal.”

Os setores madeireiros, moveleiro, celulose e silvicultura geram 90 mil empregos em 5,5 mil empresas de pequeno, médio e grande porte em Santa Catarina, ocupando uma área de 850 mil hectares e eles precisam contar com apoio parlamentar na defesa de legislações que beneficiem todo o estado, enfatizou Cobalchini. Ele destacou que a frente e o fórum atuarão em demandas como questões tributárias, ambientais, benefícios fiscais e aprimoramento das legislações que afetam esses setores. “Temos que estimular o crescimento destas empresas, sem privilégios, mas com justiça, e para que elas permaneçam nas regiões onde estão gerando emprego e renda.”

Também integram a frente e o fórum Silvio Dreveck (PP), Coronel Mocellin (PSL), José Milton Scheffer (PP), Maurício Eskudlark (PL), Jerry Comper (MDB), Moacir Sopelsa (MDB), Marcius Machado (PL), Fabiano da Luz (PT), Luciane Carminatti (PT), Volnei Weber (MDB), Nilso Berlanda (PL), Sergio Motta (PRB), Ricardo Alba (PSL), Felipe Estevão (PSL),  Paulinha (PDT), Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Marlene Fengler (PSD).

Voltar