Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2018 - 12h01min

Lançada a edição 2018 da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá

Imprimir Enviar

Considerada a maior celebração religiosa da Diocese de Criciúma, a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que acontece todos os anos no município de Araranguá, teve edição de 2018 apresentada na manhã desta quinta-feira (5) na tribuna da Assembleia Legislativa.

De acordo com o padre Alírio Leandro, a festividade, que acontecerá entre os dias 28 de abril e 4 de maio, promete superar todas as edições anteriores, uma vez que marcará os 170 anos de criação da paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens e sua elevação a santuário diocesano. “Para atender melhor os inúmeros devotos e fiéis, a paróquia conta com a participação de festeiros e novereiros contabilizando mais de 800 pessoas que ajudam na execução da festa.”

O ponto alto do evento, disse, está marcado para o dia 4 de maio, quando a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens será levada em procissão pelas ruas de Araranguá. Em 2017, aproximadamente 15 mil pessoas acompanharam o cortejo.  “Em nome da nossa comunidade paroquial, agradecemos a oportunidade de estarmos aqui e convidamos a todos os senhores e senhoras a participar e prestigiar a nossa festa”, disse o religioso.

Coordenador da comissão de obras do Centro Pastoral, Djool Maçaneiro, por sua vez, destacou a importância da festa para a região. “A festa tem cunho religioso e de evangelização, mas também proporcionará um incremento no turismo religioso no Vale do Araranguá, trazendo benefícios a diversos municípios.”

Na sequência, os deputados Dóia Guglielmi e Serafim Venzon, ambos do PSDB, se manifestaram em apoio à celebração. “Ficamos felizes quando vocês nos procuram e têm a oportunidade de vir ao Parlamento catarinense divulgar esta bela festa. Espero que continuem com essa energia e tenacidade em fazer o melhor pela nossa comunidade de Araranguá”, disse Dóia, que foi autor do requerimento que possibilitou a divulgação na tribuna da Alesc.

“Neste plenário recebemos inúmeros convites de prefeituras para festas regionais, mas é muito raro recebermos aqui uma comunidade religiosa e com esse tema tão importante. Uma festa popular, mas que conta também sobre a colonização da região sul e a participação da Igreja Católica, que tanto contribui para o desenvolvimento social no estado”, acrescentou Venzon.

Ao final, os organizadores da festividade entregaram à presidência da Casa um livro sobre a paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens, que foi recebido pela 2ª secretária da Mesa, Dirce Heiderscheidt (MDB).

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar