Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2014 - 16h00min

Juízes e jornalistas debatem política com estudantes

Imprimir Enviar

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) promovem encontros com alunos do ensino médio de duas escolas de Florianópolis para debater política com juízes e jornalistas. O primeiro ocorreu no Instituto Estadual de Educação (IEE), nesta terça (23). O próximo está marcado para o Educandário Imaculada Conceição, nesta quinta-feira (25), às 10 horas.

Os eventos, que fazem parte do projeto “Tudo a Ver”, reúne juízes e jornalistas para um bate-papo informal com os jovens estudantes sobre temas ligados ao Direito, aos Poderes do Estado e à Política. Voltado a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, o projeto tem como objetivos específicos apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.

Nos encontros, os jovens recebem cartilhas com 15 perguntas, cujas respostas explicam de maneira clara, objetiva e de fácil aprendizagem os aspectos importantes sobre a formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

No evento desta terça, cerca de 200 alunos tiraram dúvidas sobre política e aprenderam um pouco mais sobre a importância que ela tem na vida dos cidadãos, com a participação dos jornalistas Moacir Pereira (RBS), Altair Magagnin Jr. (Ric Record) e Elaine Maieski (Band SC) – mediadora -, do presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Sérgio Luiz Junkes, do juiz Fernando de Castro Farias, coordenador do projeto, do juiz eleitoral Carlos Vicente da Rosa Góes, o diretor-geral do IEE, Vendelin Santo Borguezon. O diretor elogiou a iniciativa da AMC e do TRE e manifestou o seu interesse em dar continuidade a debates do gênero com os alunos da instituição. “Temos que unir forças para que possamos fortalecer cada vez mais esses debates. Não podemos desanimar e jamais perder a esperança de construir uma sociedade mais justa”, sublinhou.

De acordo com o presidente da AMC, a proposta central do projeto Tudo a Ver é fazer com que os magistrados catarinenses reúnam-se com os estudantes nas escolas de suas respectivas comarcas para repassar um conteúdo rico. “A ideia é fomentar a aproximação entre Justiça e magistratura catarinense com a sociedade. Além disso, nosso propósito também é oferecer aos jovens a possibilidade de agregar conhecimento ao conteúdo aprendido em sala de aula”, ressalta Sérgio Luiz Junkes. (da assessoria de imprensa da AMC)

Voltar