Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2018 - 15h37min

Joinville sedia congresso nacional de apicultura na próxima semana

Imprimir Enviar
Nésio Fernandes de Medeiros, presidente do Conbrapi 2018 e da Faasc

Joinville será sede do Conbrapi 2018, XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) e Epagri, e ocorrerá entre 16 e 19 de maio, na Expoville.

Conforme o presidente do congresso Nésio Fernandes de Medeiros, que também é presidente da Faasc, o objetivo é promover a produção apícola e seus derivados no Brasil e a sensibilização da importância do serviço de polinização prestado pelas abelhas. No evento, também serão discutidos os desafios do setor, como a crescente mortalidade de abelhas, que compromete a produção de mel em todo o mundo.

“Há um declínio dos polinizadores em nível mundial. O congresso vai discutir as causas e os impactos desse declínio”, afirmou o dirigente.

Os quatro dias de encontro contarão com a participação de 45 expositores e mais de 100 palestrantes, sendo muitos renomados e lideranças do setor em mesas redondas, palestras, oficinas e minicursos, com aulas teóricas e práticas em aviários e meliponários da região, atingindo os diversos segmentos da apicultura e meliponicultura, promovendo um importante intercâmbio tecnológico entre apicultores e profissionais da área.

Cinco países já confirmaram presença, a Argentina, o Uruguai e o México com palestrantes, o Chile como participante e a Grécia como expositor, além de representantes de todos os estados brasileiros. Conforme Medeiros, 1,5 mil inscritos já estão confirmados, mais o objetivo é de receber em torno de 2,5 mil inscrições para os eventos.

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de mel do país, com aproximadamente 9 mil apicultores, 323 mil colmeias. A última safra - 2016/2017 - foi recorde - 8 mil toneladas. O estado tem como diferencial o melhor índice de produção por quilômetro quadrado. Enquanto no restante do Brasil a média é de cinco quilos de mel por quilômetro quadrado, em Santa Catarina esse índice é de 84 quilos.

“O Brasil tem um grande potencial a ser explorado na produção de mel. É um gigante adormecido”, considera Medeiros. Estima-se que em todo o território nacional haja 300 mil apicultores.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Conbrapi 2018.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Faasc)

Voltar