Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/01/2015 - 10h08min

Joares Ponticelli avalia experiência de 16 anos no Parlamento estadual

Imprimir Enviar
Ponticelli afirma que permanecerá na vida pública. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Líder do governo, líder da oposição, presidente da Escola do Legislativo, presidente da Assembleia e governador interino por nove dias. Essas foram as principais funções desempenhadas por Joares Ponticelli nos 16 anos que permaneceu no Parlamento catarinense. Eleito pela primeira vez em 1998, emendou quatro mandatos consecutivos como deputado estadual.

“Foi uma grande escola, um grande aprendizado, o melhor tempo da minha vida”, afirma Ponticelli. “Cheguei muito inexperiente na política, vindo de dois anos de mandato como vereador em Tubarão, e aprendi muito aqui”.

Logo no primeiro mandato, o parlamentar foi líder do governo Esperidião Amin na Assembleia. Em 2002, a derrota do PP na disputa pelo Executivo para o PMDB de Luiz Henrique da Silveira lhe impôs uma nova atribuição: liderar a oposição. “Foi um período difícil de ser enfrentado, mas de muito crescimento”, resume.

Na eleição de 2014, Ponticelli objetivava estar ao lado do governador Raimundo Colombo (PSD). Mas a histórica rivalidade entre PP e PMDB forçou uma mudança de planos. “A alegação foi que eu e meu partido não poderíamos participar da aliança com o governador Colombo por causa da oposição que fizemos ao então governador Luiz Henrique”.

O PP compôs com o PSDB e Ponticelli saiu candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Paulo Bauer, derrotada no primeiro turno por Raimundo Colombo e o PMDB. “Foi uma composição improvisada, de última hora, mas muito positiva. Perdemos a eleição por pouco, mas tivemos uma vitória política. Enfrentamos uma máquina administrativa forte e pesquisas eleitorais manipuladas”, comenta.

Da passagem pela Assembleia, Ponticelli destaca os seis anos como presidente da Escola do Legislativo. Considera sua melhor experiência no Parlamento, dada a importância da Escola para a manutenção e o fortalecimento da democracia. Em 2013, num acordo com o PMDB, presidiu a Assembleia. No mesmo ano, ficou por nove dias no comando do estado, devido a viagens do governador e do vice-governador.

Para o futuro, Ponticelli tem uma certeza: não vai se afastar da política. Afirma que aproveitará a pausa para ficar mais com a família, sem deixar de pensar nos próximos desafios políticos, que passam pelas eleições de 2016 e 2018. “Vamos aproveitar essas férias para refletir e reprogramar nossa continuidade na vida pública, porque não pretendo me afastar dela”.

Voltar