Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/11/2013 - 17h31min

Joares Ponticelli assume o governo do Estado nesta sexta-feira (8)

Imprimir Enviar
Raimundo Colombo, Joares Ponticelli e Eduardo Pinho Moreira. FOTO: Miriam Zomer/Arquivo Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), assume o governo do Estado nesta sexta-feira (8). A cerimônia de transmissão do cargo será às 14 horas, no Teatro Pedro Ivo Campos, ao lado do Centro Administrativo, em Florianópolis. Antes, às 11 horas, Ponticelli passa a Presidência do Legislativo para o primeiro vice-presidente da Casa, deputado Romildo Titon (PMDB), no Palácio Barriga Verde.

Ponticelli permanecerá como governador em exercício de Santa Catarina até o dia 17 de novembro. Nesse período, o governador Raimundo Colombo (PSD) fará viagem oficial para a Rússia. Já o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), segundo a Secretaria de Estado da Comunicação,  estará licenciado por motivos particulares.

“Confesso que essa é uma grande realização para um cidadão que trabalhou na roça, foi empacotador de supermercado e chapeiro de lanchonete, estudou em escola pública e que escolheu o magistério como profissão, chegar ao máximo Poder do Estado”, afirmou Ponticelli. No período em que governará Santa Catarina, o deputado terá como prioridades o aeroporto regional de Jaguaruna e a pavimentação da estrada para o santuário de Albertina Berkenbrock, na localidade de São Luiz, interior do município de Imaruí.

Após a transmissão do cargo, Ponticelli e Titon devem conceder uma entrevista coletiva, no gabinete do governador, no Centro Administrativo. A coletiva deve começar às 15h30.

Trajetória
Joares Carlos Ponticelli nasceu em 10 de fevereiro de 1965, na cidade de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. Descendente de italianos, é filho dos agricultores Lauro e Nair Ponticelli.

Após concluir o 2º grau em Rio do Sul, formou-se em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Unisul. Em 1984, foi admitido em concurso público e passou a ser professor de Educação Física em Pouso Redondo. Em 1987, transferiu-se para Tubarão, onde deu início à vida pública e política, atuando no Partido Progressista Brasileiro, atual Partido Progressista (PP), sigla que preside no estado.

Em Tubarão, o parlamentar se destacou na Escola Técnica Diomício Freitas, onde chefiou diversos departamentos antes de assumir a direção-geral da instituição. Na área da Educação, foi um dos integrantes do grupo de instalação do Colégio Energia em Tubarão sendo, mais tarde, nomeado diretor da escola.

Em 1996, assumiu a chefia do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura de Tubarão. No mesmo ano, elegeu-se vereador e se tornou líder da bancada do então PPB. Atuou, também, como secretário-geral da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Em 1998, elegeu-se pela primeira vez deputado estadual, com 24.557 votos.

Foi reeleito para a Assembleia em 2002, 2006 e 2010. Nesse período, foi vice-líder e líder do governo por três vezes. Atuou em praticamente todas as comissões permanentes da Casa, com destaque para a presidência nas Comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Turismo e Economia, do Decoro Parlamentar, além das comissões especiais externas da BR-101 e a do Complexo Lagunar. Ainda no Legislativo catarinense, Ponticelli foi presidente do Fórum Parlamentar das Rodovias Federais, presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e foi membro de outras três.

Em 2007, Ponticelli assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. No começo deste ano, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar