Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/10/2017 - 22h39min

Jaraguá do Sul sedia a 16ª edição do Congresso Estadual das Apaes

Imprimir Enviar
Apresentações artísticas marcaram a cerimônia de abertura do congresso, na Sociedade Scar, na noite desta quarta (4)

Com as dependências do auditório da Sociedade Scar lotadas, centenas de profissionais da área da assistência social, educação e saúde prestigiaram na noite desta quarta-feira (4) a abertura do 16º Congresso Estadual da Apaes de Santa Catarina, que acontece até sexta-feira (6), em Jaraguá do Sul. Voltado para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais, o evento promovido pela Apae de Jaraguá conta com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, entre outros parceiros.  

A interpretação do Hino Nacional Brasileiro, por meio de uma apresentação artística de alunos apaeanos, marcou a abertura oficial dos trabalhos. Apresentações de dança e folclore também estiveram entre as atrações da cerimônia de abertura.

O presidente do Parlamento estadual, deputado Silvio Dreveck (PP) destacou a importância da parceria entre o Poder Legislativo e Apaes catarinenses. De acordo com o parlamentar, a Assembleia apoia as ações não apenas como um dever social, mas efetivamente com o intuito de favorecer às pessoas que necessitam de oportunidades e proporcionar a inclusão social e profissional. “Promover o trabalho de capacitação, orientação e aperfeiçoamento pedagógico desses profissionais com o apoio da Assembleia é gratificante para o Parlamento”, destacou.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, o deputado José Nei Ascari (PSD) pontuou em seu pronunciamento a importância da informação, no que abrange as ações do movimento apaeano. Segundo Ascari, o conhecimento adquirido no Congresso, bem como em qualquer outro evento das Apaes, são fontes de informação seguras para todos os envolvidos.

“Esse processo de aprendizado e troca de conhecimento entre os congressistas contribui para as conquistas e principalmente para o bem-estar dos alunos”, acredita. O parlamentar fez questão de ressaltar que, ao longo dos três dias de atividades, todos os congressistas, oriundos de inúmeros municípios catarinenses, entre outros participantes, terão uma participação produtiva, em função do aprendizado oferecido durante as palestras e outras atividades do congresso.  

O presidente da Federação Catarinense das Apaes, Júlio Cesar de Aguiar, deu boas vindas aos congressistas, reconhecendo o trabalho desenvolvido há 44 anos pela Apae de Jaraguá, anfitriã do evento. Ele desejou que o congresso seja mais um marco de conhecimento na vida dos profissionais visando à aplicação deste aperfeiçoamento no tratamento diário com seus alunos. Considerando os professores e educadores em geral o coração das Apaes, o dirigente enfatizou que “sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande, por isso vamos sonhar que em 2018 possamos ter novos profissionais efetivos, entre eles professores de artes, educação física e outros”. 

Homenagens
Durante a cerimônia de abertura, personalidades que contribuíram para história das Apaes catarinenses foram homenageadas, entre elas, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e ex-deputado estadual Júlio Garcia, na ocasião representando por José Nei. O conselheiro é autor da Lei nº 13.633, de 2005, que criou o Fundo de Desenvolvimento Social (Fundosocial), e destina recursos dos cofres do Estado para a manutenção das Apaes catarinenses.

Mais informações sobre o Congresso Estadual das Apaes podem ser obtidas no site oficial do evento.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar