Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 21h41min

Irmandade do Senhor Jesus dos Passos recebe homenagem no Parlamento

Imprimir Enviar
Sessão especial marcou o lançamento da Procissão do Senhor dos Passos. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa homenageou os 250 anos de fundação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos em sessão especial realizada nesta quinta-feira (26), no plenário da Casa. A solenidade marcou o lançamento da 249° Procissão do Senhor dos Passos, agendada para os dias 21 e 22 de março, em Florianópolis.

"É uma das mais inspiradoras instituições religiosas de Santa Catarina", disse o deputado João Amin (PP), autor do requerimento para realização da sessão. O parlamentar destacou as obras de misericórdia e de assistencialismo desenvolvidas pela Irmandade, o trabalho do Imperial Hospital de Caridade e a realização procissão como “uma série de ações que temos que homenagear na Assembleia Legislativa”.

Além de manter e administrar o Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, a Irmandade é responsável pela Capela Menino Deus, Casa de Apoio Joana de Gusmão, cemitério, entre outros bens. E realiza atividades religiosas, como a procissão.

O provedor em exercício da Irmandade, Diogo Nei Ribeiro, recebeu a placa da homenagem. Ribeiro lembrou do sentimento de realização pelo trabalho conduzido pela Irmandade. "Estamos comemorando 250 anos de uma instituição nossa, de Santa Catarina, que sobrevive ao longo do tempo para prestar serviço para a comunidade", disse. Ainda de acordo com Ribeiro, “é um "trabalho feito como ato devocional ao Senhor dos Passos.

Também foram homenageados ex-provedores e personalidades que contribuíram com a instituição ao longo dos últimos anos. “Me sinto gratificado em receber esta homenagem”, agradeceu Felipe Otávio Boabaid, que falou em nome dos homenageados. “Para mim foi uma época muito feliz”, completou o ex-provedor.

A Camerata de Florianópolis participou da solenidade com a execução de canções, nas vozes dos solistas Najla Santos, Ruth Gebler e Fernando de Carli; e dos hinos Nacional e de Florianópolis.

Estiveram presentes também os deputados Gelson Merisio (PSD) - que abriu a solenidade como presidente da Casa - e Gean Loureiro (PMDB); o arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck; o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Jaime José Mora; e o diretor-geral do Imperial Hospital de Caridade (IHC), Maurício Fogaça.

Escultura do Senhor dos Passos iria para cidade gaúcha
Em 1764, a embarcação que transportava a imagem do Senhor Jesus dos Passos tentou, sem sucesso, atracar na cidade de Rio Grande (RS), destino final da viagem. Após as tentativas frustradas, a embarcação retornou a Desterro, onde decidiu-se por manter a imagem. A escultura, que retrata o sofrimento de Jesus a caminho do Calvário, é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

Em 1º de janeiro de 1765, foi fundada a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos a fim de estimular o culto ao Senhor dos Passos. No ano seguinte, teve início a realização da procissão, que hoje é Patrimônio Cultural e Imaterial de Santa Catarina. As ações de atendimento aos doentes e pessoas carentes começou em 1782.

LISTA DE HOMENAGEADOS

  • Diogo Nei Ribeiro, provedor em exercício, representado a Irmandade
  • Helena Maria dos Anjos Berreta
  • Léo Mauro Xavier
  • Nereu do Vale Pereira, representado pelo filho Geraldo do Vale Pereira
  • Aloísio Acácio Piazza, representado por Áviton Reis da Silva
  • Laudares Capella, representado por Rita Peruchi
  • Valter Brasil Konnel
  • Felipe Otávio Boabaid
  • José Carlos Pacheco, representado por Francisco Carlos Fernades Pacheco
  • Mário César Moraes, in memorian, representado por Adgail Moraes
  • Ketty Kingelfus Merlin, in memorian (representante ausente)
Voltar