Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2017 - 16h08min

Integrantes do Parlamento Jovem acompanham palestras e visita guiada

Imprimir Enviar

Promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, por intermédio do Núcleo de Educação para a Cidadania, o Programa Parlamento Jovem realiza ao longo desta semana sua 22ª edição. Nesta terça-feira (11) os 40 jovens parlamentares iniciaram suas atividades conhecendo um pouco da logística que envolve o Parlamento, desde a sessão plenária, o trabalho das comissões, bem como o papel de um deputado estadual.  
Com a apresentação de palestras e visitas guiadas ao gabinete da presidência, aos gabinetes de deputados e ao Plenário, os estudantes passam a ter um contato direto com a atividade parlamentar. Oriundos dos municípios de Rio do Sul, Celso Ramos, Palhoça, Joinville, Maravilha, Araranguá, Jaborá e Porto União, o grupo de estudantes parlamentares busca ampliar seu conhecimento para aplicar na prática a rotina de um deputado estadual, durante o período de atividades na Assembleia Legislativa.
Com o objetivo de contribuir para que os parlamentares jovens possam desempenhar o papel de deputado, apresentando propostas, analisando matérias e votando projetos nas comissões e no plenário, palestras estão sendo ministradas.

Palestras
"Instrumento de Transparência na Política" foi o tema da palestra da professora Melissa Figueiredo. Durante sua explanação, ela destacou o crescente uso das redes sociais para expressar a opinião política. Levando em consideração que muitos jovens aproveitam instrumentos como facebook, instagram, twitter, Snapchat, entre outros, para expressar criticas ou sugestões sobre a política, Melissa apresentou alguns sites que possam contribuir para o conhecimento.
Segundo a professora, a intenção é sugerir opções de pesquisa para que o jovem possa se interar sobre legislação, proposições que tramitam no congresso, entre outros pontos relevante da política atual. "Não basta acessar qualquer site, mas um portal que possa transmitir informação correta. É muito válido buscar informações em portais que apresentam levantamentos de projetos de lei, proposições. Esses são meios de se engajar na política, além das redes sociais. Assim estamos trazendo os estudantes de forma criativa para o meio político através da internet."
Com o tema "Protagonismo Juvenil", o estudante Iago Pontes Nascimento, que presidiu a 18ª Legislatura do Parlamento Jovem, estabeleceu um conversa com os novos parlamentares jovens destacando a relevância do programa. Considerando o programa um importante elo entre o jovem e a política, Iago contou que a sua experiência no programa potencializou sua visão em relação a política, contribuindo para o seu interesse pela área. "Eu vejo claramente uma transformação do antes e o depois de participar do Parlamento Jovem. O jovem chega com uma visão da política, democracia, cidadania e sai daqui compreendendo melhor o seu papel no mundo. Entendendo que esses são temas que podem ser trabalhados no seu cotidiano.", 
Na ocasião, ele relatou um pouco da sua experiência ao voltar para o seu município após participar do programa. Segundo Iago, foram muito os desafios e as oportunidades, como desenvolver os projetos apresentados durante sua edição.       

Sorteio das escolas para próxima edição
Durante a sessão plenária de hoje (11), os parlamentares jovens também participaram do sorteio das escolas que irão participar da 23ª edição. O sorteio foi realizado durante a Ordem do Dia.

Instituto Estadual de Educação (IEE) - Região Grande Florianópolis
Escola de Educação Básica Gertrudes Benta Costa - Joinville Região Nordeste
Escola de Educação Básica Jovino Lima - Mafra Região Planalto Norte
Escola de Educação Básica de Lages - Região Planalto Serrano
Escola de Educação Básica Prof Zelindo Carbonera - Marema Região Oeste
Escola de Educação Básica Solon Rosa - Curitibanos Região Meio Oeste
Escola de Educação Básica José Bonifacio - Pomerode Região Vale Itajaí
Colégio de Aplicação Unesc - Criciúma Região Sul

Comissões e visita à Presidência
Dando continuidade às atividades, os parlamentes se reuniram no Plenarinho Paulo Stuart Wright para receber instruções sobre a dinâmica das comissões permanentes, tartefa que coube à coordenadora das Comissões, Maria Natel Lorenz.  

O segundo dia de atividades foi finalizado com uma visita ao gabinete da presidência.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar