Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2018 - 15h41min

Integrantes das bancadas do PP e do PR desejam sorte ao governador eleito

Imprimir Enviar
Deputados desejaram sorte ao governador eleito frente aos desafios do Estado

Deputados do Partido Progressista (PP) e do Partido da República (PR) desejaram boa sorte ao governador eleito, Carlos Moisés, na abertura da sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa

“O momento é muito complicado, têm as Letras, a Invesc, a SC-401, a questão da saúde, o endividamento, quero desejar sorte e muita responsabilidade ao governador”, afirmou João Amin (PP).

O deputado sugeriu que o novo Chefe do Executivo faça os ajustes administrativos necessários.

“Queremos as secretarias regionais fechadas, são cabides de emprego, tentei através de uma emenda eliminá-las, mas não fui feliz na CCJ, espero ter a felicidade de votar esta matéria”, indicou o representante de Florianópolis.

Maurício Eskudlark (PR) também augurou sorte ao governador eleito e ponderou a má conservação das rodovias estaduais e federais, que oneram a produção.

“O governador de Santa Catarina deve ter apoio e oposição, isso é saudável na democracia, mas todos temos de torcer para que faça um bom governo”, declarou Eskudlark, que citou o estado crítico das rodovias que ligam Porto União a Matos Costa e Major Vieira a Canoinhas, além da BR-282.

Falta de medicamento no Cepon
João Amin denunciou na tribuna que o Cepon de Florianópolis, especializado em tratamento oncológico, não dispõe do medicamento Herceptin.

“Em pleno Outubro Rosa está faltando Herceptin no Cepon, responsável por mudar a sobrevida dos pacientes de câncer. São vidas, mais de 300 mulheres fazem este tratamento só no Cepon”, justificou o deputado.

Pedágio na BR-101 Sul
Maurício Eskudlark defendeu na tribuna a concessão à iniciativa privada do trecho Sul da BR-101.

“A concessão é uma necessidade, faço o trajeto Balneário Camboriú a Florianópolis todo dia, com a concessão toda noite encontramos uma obra, um trecho sendo recuperado, a manutenção pelo sistema de concessão é melhor”, garantiu Eskudlark.

O parlamentar ainda opinou que mais praças de cobrança diminuem o valor  do pedágio.

“É melhor mais praças e pedágios mais acessíveis do que poucas com o custo mais elevado, com poucas o custo de cada pedágio vai ser muito caro”, alertou Eskudlark.

Guerra do Contestado
Antonio Aguiar (PSD) lembrou na tribuna a passagem da Semana do Contestado, celebrada de 22 a 28 de outubro.

“É uma história viva entre nós, dos nosso antepassados, daqueles que desbravaram o estado, que lutaram para que tivéssemos uma divisa decente com o Paraná. Nossa homenagem aqueles que acreditaram nas suas origens e foram dizimados pelo Exército, os jagunços foram as grandes vítimas, tiveram os motivos para fazer a guerra”, discursou Aguiar.

O representante de Canoinhas também homenageou o folclorista e historiador Vicente Teles, in memoriam, e lamentou a derrubada da floresta colossal de imbuias e pinheiros que os naturais da terra denominavam Bituruna.

“Nossas imbuias e pinheiros foram levados embora, foi a estrada-de-ferro que fez com que toda madeira fosse parar no porto de São Francisco do Sul. Hoje ainda se vive da madeira no Planalto Norte e São Bento do Sul é o município que melhor aproveita isso, com a indústria moveleira”, revelou Aguiar.

Cortes na assistência social
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) apelou à bancada federal barriga-verde para que derrube veto do presidente Michel Temer que reduz os recursos da assistência social.

“Apelo a bancada federal para que derrube o veto ao orçamento que retira as condições mínimas dos serviços sócio-assistenciais do país, entre outras coisas reduz o orçamento das Apaes. A proposta prevista para 2019 reduz em 49% o orçamento federal para assistência, um corte de 44% para pessoas com deficiência e 57% para pessoa idosa, serão menos R$ 25 milhões”, denunciou Caropreso.

Mais Cases
Doutor Vicente repercutiu na tribuna pedido do Ministério Público Estadual para a construção de centros de atendimento socioeducativos (CASE).

“O MP pediu mais locais para adolescentes em conflito com a lei, são quase 300 menores infratores que estão por aí, cometeram vários tipos de crimes, como latrocínios, e já pertencem a uma ou outra facção”, advertiu Caropreso, que sinalizou a construção de uma unidade em Blumenau. “Já tem terreno, já tem projeto pronto”.

Ada de Luca (MDB), em aparte, pediu o apoio dos municípios para a construção de unidades do CASE.

“Precisa do apoio dos prefeitos e da sociedade para que permitam essas construções, tivemos até de devolver o dinheiro”, revelou a deputada, referindo-se à época que dirigiu a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

Força do legado
Dirceu Dresch (PT) ressaltou a força do legado petista no segundo turno das eleições de 2018.

“Nosso partido venceu a disputa em 2.810 cidades e em 11 estados, não foi suficiente para vencer, mas mostrou a força do legado petista, o PT é um partido de massa e o mais querido pela população”, avaliou Dresch.

O representante de Saudades previu um futuro incerto e garantiu que o país precisa do PT para liderar a oposição.

“O exílio não é minha opção, estarei nas ruas ao lado das forças progressistas para fazer nossa pauta ser respeitada, um pais soberano, um estado a serviço de todos, especialmente dos que mais precisam, com respeito a livre manifestação do pensamento. O Brasil precisa do PT para liderar a oposição e nosso partido saberá fazer as mudanças necessárias para voltar a governar o país”, explicou Dresch.

Segundo professor
Valmir Comin (PP) perguntou como fica a situação da criança deficiente na sala  de aula sem o segundo professor em 2019.

“Uma luta está perdendo força, a presença do segundo professor em sala para atender alunos com necessidades especiais. Em Santa Catarina a Lei nº 17.143, de autoria da eminente deputada Luciane Carminatti (PT), foi vetada e a discussão levada ao STF”, descreveu Comin.

Em aparte, Kennedy Nunes (PSD) concordou com o colega e repetiu uma  promessa do governador eleito.

“Vou estar aqui cobrando uma das únicas promessas que ouvi do governador eleito, que a vice-governadora tem um filho especial e que a educação especial seria resolvida”, declarou Kennedy.

 


 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar