Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/12/2013 - 18h53min

Instituto Mapa apresenta Indicador de Qualidade de Vida em municípios de SC

Imprimir Enviar
Apresentação do projeto Indicador de Quantidade de Vida. Foto: Carlos Kilian /Agência AL

A apresentação do projeto Indicador de Qualidade de Vida (IQV), na tarde desta segunda-feira (9), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, reuniu gestores de cinco municípios polos do estado que participaram da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa. Durante o encontro conduzido pelo presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), o professor José Nazareno Vieira, responsável pela pesquisa realizada em setembro deste ano, pontuou os anseios da população identificados durante o levantamento. 

De acordo com Nazareno, a pesquisa realizada em Chapecó, Tubarão, Blumenau, Joinville e Florianópolis atende aos requisitos do projeto, que busca conhecer os anseios para prover a qualidade de vida, visando dar um passo na definição de verdadeiras prioridades e, assim, um avanço para ter gestão com foco no cidadão. Segundo ele, o trabalho utilizou a técnica de pesquisa qualitativa para preparar a pesquisa quantitativa. “Primeiro reunimos um grupo de pessoas para falar sobre qualidade de vida e quais áreas e temas são mais importantes para sua qualidade de vida. Deste trabalho técnico obtemos um alicerce muito forte para este estudo”, explica.

Segundo o professor, todos os 72 itens que contemplaram a pesquisa quantitativa foram elaborados a partir de um estudo preliminar com várias pessoas falando espontaneamente sobre qualidade de vida e sobre aquilo que consideram importante para sua qualidade de vida. “O IQV se diferencia do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por se basear no sentimento da população, onde ela tem a oportunidade de expressar o que realmente importa para ela, o que é bom para o seu bem estar”, revela.

Visão dos gestores
Alguns gestores das cidades atingidas pela pesquisa participaram do ato no Parlamento catarinense e comemoraram os resultados que apontam as necessidades da população. Os índices devem ser usados para alocar investimentos nos próximos três anos das gestões municipais.

“Com a vinda do IQV (Indicador de Qualidade de Vida) conseguimos mensurar mais fatores que não conseguíamos no IDH (índice de Desenvolvimento Humano). Isso é muito importante para a administração”, disse Bruno Francalacci, diretor da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis.

O vice-prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon (PMDB), disse que o índice reforça a participação das pessoas, já que são dados qualificados. “Teremos um olhar crítico para que este instrumento seja de desenvolvimento para a qualidade de vida do chapecoense”.

Matheus Madeira, secretário de Governo de Tubarão, afirmou que o desejo das pessoas está refletido na pesquisa. “Ela nos orienta como distribuir os investimentos, faz comparativos com outros municípios, nos atenta para uma realidade estadual, e mostra quais as expectativas das pessoas. Vamos conseguir saber onde as coisas não estão atendendo a população e o que ela espera”.
 

Tatiani Magalhães e Rony Ramos
AGÊNCIA AL

Voltar