Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2017 - 17h38min

Inscrições para o Edital Elisabete Anderle 2017 serão pela internet

Imprimir Enviar
Edital foi assinado na tarde desta quinta-feira, em cerimônia na capital catarinense

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) assinaram na tarde desta quinta-feira (27) o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, voltado à produção de projetos culturais em todo o estado. A principal novidade deste ano é que as inscrições, que já estão abertas, serão feitas pela internet.

Ao todo, serão R$ 5,6 milhões que serão destinados a 176 projetos em 11 premiações: Culturas Populares, Arte e Cultura Negra e Indígena, Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Material e Imaterial, Museus, Teatro e Circo, Apoio a Eventos Artísticos e Culturais, Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residências. As inscrições vão até 26 de junho, no site www.fcc.sc.gov.br/editalelisabeteanderle.

O representante do Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC), Amilcar Neves, afirmou que a publicação do edital é resultado de uma das várias lutas do colegiado em prol da cultura catarinense. Para ele, o montante de recursos deveria ser maior, já que o edital não foi lançado no ano passado.

“A briga [pelo edital] foi intensa. Pouca coisa mudou, mas ele saiu e isso é importante”, reconheceu o conselheiro. “Mas a partir de amanhã, o governo já precisa pensar no edital de 2018, para garantir a sua continuidade.”

Conforme a Lei Estadual 15.503/2011, o edital Elisabete Anderle deve ser anual, mas deixou de ser publicado no ano passado, em virtude da queda da arrecadação. O presidente da FCC, Rodolfo Pinto da Luz, reconheceu que o valor do edital deveria ser maior, mas destacou a necessidade de garantir a sua periodicidade. “A publicação do edital era uma das nossas prioridades, quando assumimos a FCC, no começo do ano. O edital pode ser de 10, 20, 40 milhões de reais, mas não pode deixar de ser anual. O essencial, agora, é manter a sequência”, afirmou.

O secretário da SOL, Leonel Pavan, afirmou que o orçamento da cultura no Estado sofreu um corte drástico de recursos, em virtude da queda da arrecadação, mas confirmou o compromisso de manter a anualidade do edital. “É um investimento importante. O edital movimenta a cadeia produtiva da cultura no estado e não deixa de ser um investimento em educação”, ressaltou.

De acordo com a FCC, a expectativa é que o número de inscrições neste ano supere os 2 mil, ultrapassando o recorde da última edição, em 2015, com 1.569 inscrições. A quantidade, no entanto, pode ser ainda maior, já que todo o processo de inscrição será via internet, sem a necessidade da entrega presencial de documentos e formulários na FCC.

Todas as informações estão disponíveis no site do edital. A previsão é que o anúncio dos projetos contemplados seja feito em 1º de agosto e o pagamento na primeira quinzena de setembro deste ano.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar