Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/09/2017 - 12h42min

Certificação de Responsabilidade Social fecha inscrições nesta terça, 26

Imprimir Enviar
Troféu Destaque SC é concedido às organizações que obtêm os melhores desempenhos em responsabilidade social

As organizações que desejarem participar da 7ª edição da Certificação de Responsabilidade Social e concorrer ao Troféu Destaque SC têm até as 23h59 desta terça-feira (26) para concluir o processo de inscrição. O certame reconhece organizações comprometidas com a sustentabilidade e tem como pré-requisito a comprovação de publicação de balanço socioambiental.

A presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Karla Straioto Spessatto, alerta que as organizações devem providenciar a documentação exigida e concluir o processo antes do encerramento do prazo, pois não haverá prorrogação da data final. Até o momento, mais de 160 organizações iniciaram a inscrição, mas somente cerca de 30% concluíram o preenchimento do formulário e a apresentação dos documentos obrigatórios. Conforme aconteceu nos anos anteriores, a comissão organizadora espera receber um volume maior de inscrições nestes dois últimos dias de prazo.

A Certificação de Responsabilidade Social é promovida pela Assembleia Legislativa em conjunto com outras 12 instituições, e tem por objetivo reconhecer o mérito de organizações (empresas privadas, empresas públicas e entidades) que comprovem o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável. As inscrições são gratuitas pelo site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/.

Para se inscrever, a organização precisa preencher o formulário de inscrição disponível no site e anexar os documentos comprobatórios (certidões negativas e balanço socioambiental). O Certificado de Responsabilidade Social tem validade de um ano. Para renová-lo, é necessário se inscrever anualmente. A cada edição, os melhores desempenhos em cada categoria são premiados com o Troféu Destaque SC.

Em 2016, mais de 200 organizações participaram do certame e 115 concluíram o processo de inscrição. Dessas, 93 organizações cumpriram os requisitos para obter a certificação, sendo 53 entidades com fins não econômicos, 36 empresas privadas e 4 empresas públicas. O Troféu Destaque SC foi concedido a 5 empresas e a 2 entidades. Concorrem ao troféu as participantes que obtêm o melhor desempenho no ranking dos indicadores socioambientais avaliados, bem como apresentam os balanços sociais mais consistentes.

Antes do julgamento, feito pelos representantes das 13 instituições que compõem a Comissão Mista, as inscrições de todas as organizações ficarão disponíveis para consulta pública por um período de 20 dias no site da Certificação.

Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:

  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
  • Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
  • Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC);
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
  • Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
  • Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
  • Observatório Social de São José (OSSJ); e
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar