Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2014 - 12h46min

Hospital e Maternidade Sagrada Família, de S.Bento do Sul, é homenageado

Imprimir Enviar
Os 60 anos do hospital foram tema de sessão solene da Assembleia, na noite de quinta-feira (10). FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta quinta-feira (10), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação do Hospital e Maternidade Sagrada Família de São Bento do Sul, município do Planalto Norte catarinense. A instituição, comandada pelas Irmãs da Divina Providência, é referência na região em serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O hospital presta atendimento a pacientes de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Corupá e outras cidades vizinhas, tendo como prioridade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece serviços médico, de enfermagem, nutrição e dietética, fisioterapia, psicologia, farmácia, apoio diagnóstico e serviço social.

A estrutura hospitalar conta com 106 leitos, sendo 10 deles na UTI. Os demais são destinados à enfermaria pediátrica e adulta, clínica médica, cirúrgica e obstétrica. A equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Sagrada Família é composta por 246 colaboradores. O corpo clínico é formado por 59 médicos de diversas especialidades.

O proponente da sessão solene, deputado Silvio Dreveck (PP), destacou que a homenagem concedida pelo Parlamento catarinense visa reconhecer todos aqueles que contribuíram para tornar o Hospital e Maternidade Sagrada Família uma referência regional. “Nosso reconhecimento à administração do hospital, aos médicos e aos funcionários pela excelência dos serviços prestados e pelo atendimento humanizado. Também precisamos salientar o apoio da comunidade são-bentense, que sempre colaborou com essa instituição”, disse.

Seis décadas de atividades
Em outubro de 1954, as Irmãs da Divina Providência assumiram a responsabilidade de um hospital em São Bento do Sul com sete quartos, 16 leitos de internação e apenas um médico, na época administrado pela Associação de Caridade Sagrada Família.

Com o aumento da demanda por serviços de assistência à saúde na região, o hospital passou a investir na ampliação da unidade, na aquisição de equipamentos, na contratação de profissionais especializados e na constante capacitação dos colaboradores. “Acompanhamos uma grande evolução ao longo desses 60 anos. Muitos serviços foram ampliados, a exemplo da implantação da UTI, indispensável para salvar vidas e recuperar pessoas. O projeto, um verdadeiro desafio, teve início em 1996, quando eu era secretário municipal de Saúde”, comentou Dreveck.

A diretora do Hospital e Maternidade Sagrada Família, Irmã Nelsa Hackbarth, apresentou dados referentes ao primeiro ano de atividades da instituição e aos dias atuais para evidenciar essa evolução. Em 1955 foram registrados 1.348 atendimentos, 847 internações e 41 partos. Neste ano, trabalhavam no hospital um médico e três funcionários. Já em 2013 foram 124.577 atendimentos na emergência, 7.276 internações e 1.276 partos. A unidade conta hoje com 59 médicos e 246 funcionários.

A instituição, que registra uma média de 100 nascimentos por mês e 340 atendimentos por dia, tem como meta “oferecer um serviço de total qualidade, humanizado, profissional e técnico, feito com amor, educação, respeito e profissionalismo”, explicou a Irmã Nelsa. Para isso, “é preciso uma grande dose de doação, coragem e muita confiança em Deus”, complementou.

Melhorias
O diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, Hélio César Wendt, anunciou que o Governo do Estado deve celebrar nos próximos dias um convênio com o Hospital e Maternidade Sagrada Família e o município de São Bento do Sul no valor de R$ 110 mil reais para a implantação de um setor de quimioterapia na unidade.

De acordo com o deputado Antonio Aguiar (PMDB), esse novo setor vai beneficiar toda a região do Planalto Norte. “A inauguração da alta complexidade em oncologia nos próximos meses vai melhorar o nível de atendimento do hospital. Os pacientes não precisarão mais se deslocar para Joinville ou Florianópolis em busca desse tipo de tratamento”, afirmou.

O prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck, ressaltou em seu pronunciamento os investimentos na ampliação da rede de atenção básica do município. “Temos que investir cada vez mais neste sentido para desafogar o hospital. É importante que a prefeitura faça a sua parte para ajudar no desenvolvimento do hospital”, disse.

A solenidade, realizada no Clube Bandeirantes, foi prestigiada pela comunidade local, por autoridades civis, militares e religiosas. O evento contou com a participação especial da centenária Banda Treml.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar