Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2019 - 12h21min

Hospital de Olhos de Palhoça recebe apoio na Assembleia

Imprimir Enviar
Otávio Nesi, médico oftalmologista
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com as obras praticamente concluídas, o Hospital de Olhos de Palhoça está perto de começar a operar. Na sessão desta quinta-feira (9) da Assembleia Legislativa, a tribuna foi ocupada pelo médico oftalmologista Otávio Nesi – representante do Lions Clube e grande entusiasta do projeto – que defendeu o investimento público no hospital filantrópico. Ele tem visitado os gabinetes dos deputados na Assembleia e já foi recebido pelo governador do Estado e pelo secretário da Saúde. “Já que os objetivos primordiais são o atendimento SUS, estamos recorrendo aos deputados, ao governador e ao secretário da Saúde para que nos ajude a equipar e fazer o atendimento que objetivamos”, afirmou o médico.

A unidade terá capacidade mensal de 3 mil consultas, mil exames e procedimentos e 600 cirurgias. Serão 60% de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Para Otávio Nesi, a abertura do Hospital de Olhos ajudará em muito a diminuição das filas de cirurgia oftalmológica no Estado sem a necessidade dos conhecidos mutirões. O oftalmologista afirmou ser contrário ao modelo de mutirões tradicionalmente executado no país. “É uma maneira sem preparo, sem cuidados especiais e fazem uma cirurgia atrás da outra, sem comprometimento com a solução ideal. Falei que até se precisarmos fazer cirurgia de catarata, poderíamos fazer até 40 por dia”, garantiu. “Quando me despedi, eu disse a ele: ‘põe pra funcionar que o senhor não vai precisar se preocupar com mutirões’”, completou.

Faltam R$ 3 milhões
A participação do médico foi um convite do deputado Marcius Machado (PR), presidente da Frente Parlamentar em prol do Hospital de Olhos. O parlamentar explicou que a unidade será gerida pelo Lions Clube, a exemplo de hospital semelhante existente em Passo Fundo (RS), que, nas palavras do deputado, “tem uma estrutura extraordinária, de alta qualidade.”

Segundo Machado, faltam apenas R$ 3 milhões para o início das atividades. “Falta agora fazer a relação dos equipamentos restantes para que a gente possa entregar para a secretaria (da Saúde) e fazer a captação de recursos. Caso o governo não entregue neste ano, nós vamos concluir por meio das emendas parlamentares. Esse é um compromisso que a Assembleia assumiu junto com os 40 deputados.”

Voltar