Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2017 - 09h20min

Horta comunitária do posto de saúde da Agronômica tem chás e temperos

Imprimir Enviar
Horta comunitária situada no pátio do posto de saúde da Agronômica

Onde antes só havia pedra brita, agora se destacam canteiros repletos de chás e temperos que mudaram a aparência do pátio frontal do posto de saúde da Agronômica, no centro de Florianópolis. Tem boldo, menta, hortelã, malva, manjericão, cidreira, alecrim, entre outros. “Nós cuidamos da horta e o pessoal do posto também ajuda”, informou a agente comunitária Débora Trupel, que faz uso rotineiro dos chás e temperos cultivados na horta.

“O espaço urbano também pode ser utilizado para o cultivo de hortaliças, frutas, chás e temperos”, explicou Francisca Daussy, coordenadora de promoção de saúde da prefeitura da Capital, que enfatizou os efeitos terapêuticos dos vegetais cultivados no posto. “Não indicamos o consumo dos chás do ponto de vista do receituário médico, mas informalmente”, revelou a enfermeira Leila Figueiredo.

Já para a voluntária Araci Loh de Souza, o uso dos chás não requer receita médica. “O boldo é bom para curar ressaca, a hortelã e a menta para dor de barriga, a cidreira é um calmante natural e a malva que temos aqui é muito boa para infecções na garganta, dor de dente e cistite”, revelou Araci, que não abre mão dos ditos remédios caseiros.

Parceria com a Comcap
O programa de hortas comunitárias vem crescendo na Capital. Em 2016 eram 35 e em 2017 foram implantadas mais 15, sempre utilizando espaços subaproveitados de escolas, creches e postos de saúde. “O composto orgânico usado nas hortas é fornecido pela Comcap”, declarou Zenildo Custódio da Silva, assessor técnico da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), acrescentando que no caso da horta da Agronômica foram necessários 2,5 m³ de composto. “De quatro em quatro meses a Comcap renova a camada orgânica dos canteiros”, explicou Zenildo.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar