Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/03/2018 - 12h24min

Grupos folclóricos do Médio Vale do Itajaí são homenageados pela Alesc

Imprimir Enviar
Público acompanhou apresentação de danças típicas germânicas ao final da sessão solene, realizada no Teatro Carlos Gomes
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Uma apresentação de danças típicas da cultura germânica marcou a sessão solene realizada na noite de quinta-feira (22) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Blumenau, para comemorar os 25 anos da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG). Na solenidade, ocorrida no Teatro Carlos Gomes, 19 grupos de Blumenau, Timbó, Indaial, Pomerode, Benedito Novo e Guabiruba foram homenageados.

A proponente da sessão, a deputada Ana Paula Lima (PT), explicou que a AFG e seus associados têm papel fundamental no resgate e na preservação da cultura dos imigrantes alemães, que colonizaram o Médio Vale do Itajaí. A parlamentar ressaltou que os trajes, a dança e a música típicas representam uma herança imaterial essencial para a construção da identidade da região.

“Nada mais justo que no ano em que a associação completa 25 anos a Assembleia Legislativa prestar essa homenagem a esses grupos que passam essa tradição de geração em geração, mantendo viva a cultura de nossa terra.”

Segundo o presidente da AGF, o folclorista Rodrigo Ismael Volles, aproximadamente 600 pessoas de todas as idades estão envolvidas nas atividades desenvolvidas pelos grupos. Para ele, as danças germânicas representam uma homenagem àqueles que, no passado, disseminaram a cultura alemã o Vale do Itajaí.

“A associação e os grupos trabalham para manter essa tradição viva. É algo que nos honra muito receber essa homenagem, ter esse reconhecimento a um trabalho que tanto prezamos”, disse Volles. Os grupos, conforme ele, têm um calendário ativo de apresentações, com visitas a outros estados e ao exterior.

O deputado Jean Kuhlmann (PSD) participou da sessão solene. O parlamentar acredita que a dança executada pelos grupos folclóricos retrata a história da cultura que representa a região do Médio Vale. A preservação dessa tradição, segundo ele, é essencial. “Um povo que não respeita seu passado não garante um futuro de qualidade”, resumiu o deputado.

Laços
Representante do grupo mais antigo em atividade na região, a Blumenauer Volkstanzgrouppe, a folclorista Roswitha Ziel afirmou que a dança típica germânica começou a ser resgatada na região há aproximadamente meio século e representa, para os membros desses grupos, muito mais que a preservação da memória dos antepassados. “É a amizade. Esse vínculo que nos une vai além das apresentações e nos transforma em uma nova família”, comentou.

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, e o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, Elton Gomes, destacaram o envolvimento da sociedade local e do poder público nas ações que incentivam os grupos folclóricos. Gomes destacou a caráter social dos grupos e sua presença nas comunidades; já Ramos ressaltou o papel da associação e de seus filiados no fortalecimento da identidade cultural do município.

O cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, e a vereadora de Indaial Aurora Antunes Coelho também participaram da solenidade. Os vereadores de Blumenau Adriano Pereira e Sylvio Zimmermann Neto aproveitaram a sessão solene para entregar uma moção aprovada pelo Legislativo municipal em homenagem aos 25 anos da AGF.

Ao final da solenidade, o público pode acompanhar apresentações de Schecher, Zillertaler Landler, Metzinger Kreuzpolka, Hanaks Konter, Schuhplattler e Sternpolka, interpretadas por membros dos grupos associados à AGF.

Confira a relação dos homenageados:

  • Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG)
  • Grupo Folclórico Alpino Germânico (Pomerode), fundado em 1968
  • Blumenauer Volkstanzgruppe  (Blumenau), fundado em 1984
  • Eintrachtvolkstanzgruppe (Blumenau), fundado em1987
  • Trachtenverein Eintracht   (Blumenau), fundado em1987
  • Grupo Folclórico Teutônia  (Blumenau), fundado em 1987
  • Freiheitstanzgruppe  (Blumenau), fundado em1988
  • Grupo Folclórico Germânia  (Blumenau), fundado em1988
  • Bogenbrücke Volkstanzgruppe  (Indaial), fundado em 1991
  • Volkstanzgruppe Blauer Berg  (Timbó), fundado em 1991
  • Volkstanzgruppe Grünes Tal  (Blumenau), fundado em 1992
  • Freundschaft Volkstanzgruppe  (Blumenau), fundado em 1993
  • Alle Tanzen Zusammen   (Guabiruba), fundado em 1993
  • Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt (Blumenau), fundado em 1996
  • Grupo Folclórico Blumenstrauss  (Blumenau), fundado em 1997
  • Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller (Blumenau), fundado em 2000
  • Grupo Folclórico Badenfurt  (Blumenau), fundado em 2002
  • Associação Cultural Freundeskreis (Blumenau), fundado em 2005
  • Volkstanzgruppe Tanz Im Tal (Benedito Novo), fundado em 2006
  • Grupo Folclórico Viver Ativo  (Blumenau), fundado em 2016
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar