Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/08/2020 - 19h43min

Grupo quer fortalecer setor de games e jogos eletrônicos em SC

Imprimir Enviar
Lançamento da frente ocorreu de forma virtual, na tarde desta quarta-feira (12)

Pensar e formatar políticas públicas para incluir os games no centro do debate catarinense e ajudar a fortalecer o setor. Esses são os principais objetivos da Frente Parlamentar dos Games e Jogos Eletrônicos da Assembleia Legislativa, lançada nesta quarta-feira (12).

O setor tem se destacado no estado. Santa Catarina é considerada um dos principais polos de tecnologia do país e de empresas no mercado de games e jogos digitais. No território catarinense, estão 6% das desenvolvedoras do Brasil e quase 5% dos profissionais autônomos. São 17 empresas formalizadas e quatro não formalizadas, o que dá ao estado a sétima colocação no ranking brasileiro do setor.

“É algo que vem envolvendo a juventude de uma maneira generalizada. É difícil existir um jovem que não jogue, que não pratica, que não esteja envolvido com os games. Também é importante frisar que o movimento dos games no Brasil passa dos R$ 5,6 bilhões. Então a oportunidade que nós temos de discutir esse potencial econômico de Santa Catarina e do Brasil”, destaca o deputado Fabiano da Luz (PT), idealizador e coordenador da frente.

O lançamento foi realizado de forma virtual com a participação de representantes do poder público e de empresários do setor em Santa Catarina. O coordenador da frente apresentou o plano de ações que deverá ser desenvolvido pelo grupo.

“A ideia é formar um grupo de trabalho técnico para acompanhar e estimular o desenvolvimento desse setor em Santa Catarina. Centralizar forças através dos empreendedores que atuam na indústria, tanto na área de esportes quanto na área de criação, desenvolvimentos de aplicativos, games e projetos digitais que contemplem as diretrizes da economia criativa e do mundo digital, inserindo-os como protagonistas dos debates, estudos e planejamentos que podem ser melhor desenvolvidos para a cultura e o desenvolvimento de Santa Catarina. Promover pesquisas para compreender o atual cenário e saber as necessidades dos produtores, pesquisadores, consumidores e seguidores dos games no estado. E também fazer como que essa pesquisa sirva como um mapa dos games de Santa Catarina”, enumerou.

A Frente dos Games da Assembleia Legislativa é a primeira desse tema no sul do país. A Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo e a Câmara dos Deputados já criaram espaços semelhantes para discussão sobre o assunto.
 

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar