Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2013 - 19h48min

Governo anuncia concursos para contratar PMs e agentes prisionais

Imprimir Enviar
Governador anunciou contratação de mais policiais, oficiais e agentes

O Governo de Santa Catarina anunciou, na tarde desta segunda-feira (4), a realização de concurso público para a contratação de mais 1,5 mil policiais militares. A previsão é que os novos PMs reforcem o efetivo da corporação em sete meses. Além dos policiais, serão contratados mais 300 agentes prisionais e 60 oficiais.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Participaram da entrevista o governador Raimundo Colombo, os secretários estaduais César Grubba (Segurança Pública) e Ada Faraco de Luca (Justiça e Cidadania), o comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, e o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Soares Lima.

As contratações são uma das ações adotadas pelo estado para combater a recente onda de ataques criminosos registrados em várias cidades de Santa Catarina. Segundo o diretor do Deap, outra ação é a transferência de criminosos para vagas em presídios federais do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Além disso, Colombo estará reunido nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar dos ataques registrados no Estados.

“Sem levar em conta esses casos, estamos tendo a temporada de verão - entre 2012 e 2013 - mais segura dos últimos anos. Tivemos o menor número de assaltos e o menor número de homicídios”, afirmou o governador.

Reação
Para Colombo, a recente onda de atentados é uma reação do crime organizado às ações de combate à criminalidade adotadas pelo Estado. Ele destacou, por exemplo, que há 6 mil presos trabalhando em unidades prisionais. “Estamos derrubando modelos que haviam se instalado e essa é a principal causa para a reação dos criminosos”. O governador afirmou, ainda, que além das contratações de policiais e agentes, o governo disponibilizará nos próximos anos mais de 6 mil novas vagas no sistema prisional, com a construção de unidades prisionais em várias regiões.

A secretária Ada de Luca, que é deputada estadual licenciada, reafirmou que o Estado vem agindo no combate ao crime organizado. "Estamos fazendo o nosso dever de casa diuturnamente", garantiu.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar