Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2014 - 09h56min

Governador participa da MercoAgro e assina contrato do Programa Armazenar

Imprimir Enviar
Governador visita feira realizada em Chapecó, a mais importante do segmento na América Latina FOTOS: Douglas Dorneles/SDR Chapecó

O governador interino de Santa Catarina, desembargador Nelson Schaefer Martins, participou na terça-feira (9) da abertura oficial da MercoAgro 2014 – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite. Realizada a cada dois anos no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, a feira chega à 10ª edição este ano. Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e do secretário regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior, o governador também visitou o parque e assinou contratos do Programa Armazenar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que vão beneficiar produtores rurais do estado. O ato foi realizado no Estande do BRDE/Sicoob.

“É a mais importante feira de processamento da proteína animal da América Latina. Temos, aqui, o exemplo do Brasil que dá certo, que cresce, que faz desenvolver, do Brasil que dá emprego, que dá renda, por isso o governo de Santa Catarina se faz presente e apoia este evento”, destacou Schaefer.

Durante os quatro dias do evento, que se encerra na sexta-feira (12), são esperados mais de 35 mil visitantes, vindos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador e outros países da América Latina. Ao todo, 650 expositores da Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Holanda e Itália estão apresentando suas tecnologias e inovações ao público. Participam da exposição empresas de armazenamento frigorificado; automação industrial e comercial; embalagens e tripas; equipamentos de proteção individual (EPIs); equipamentos e acessórios; higienização; ingredientes e aditivos; logística; máquinas; refrigeração; serviços; softwares; sustentabilidade; transporte e tratamento de efluentes.

Segundo o coordenador geral da MercoAgro e diretor de feiras e eventos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Vincenzo Mastrogiacomo, a feira promoveu o crescimento do setor em vários aspectos nos últimos anos. “A MercoAgro possibilitou a difusão e exposição de novas tecnologias, aproximação entre fornecedores e usuários, realização de seminários, divulgação internacional, oportunidades de negócios entre fornecedores e fabricantes, promoção da região das empresas produtoras, além da ampliação de oportunidades para um número cada vez maior de pessoas visitarem e participarem de uma feira internacional”, disse.

A miniusina montada dentro do pavilhão de exposição, com capacidade para processar até 500 litros de leite por dia, é uma das atrações da 10ª edição da MercoAgro. O projeto, cujo objetivo é atender as necessidades de pequenos produtores e profissionais da área, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Minas Gerais. “A ideia é mostrar para as pequenas famílias que é possível, com um pequeno processador, em casa mesmo e com um trabalho bem familiar, produzir muitos alimentos derivados do leite e garantir renda no campo”, explica a gerente técnica da empresa, Luiza Albuquerque.

Programa Armazenar
O governador  interino, o secretário Spies e o vice-presidente do BRDE, Neuto de Conto, assinaram contrato para construção ou ampliação de armazéns em Santa Catarina. Por meio do Programa Armazenar, o governo do estado pretende aumentar a capacidade de armazenagem em um milhão de toneladas, o que representa 25% a mais do que a capacidade atual.

Segundo Spies, Santa Catarina tem uma produção anual de 6,5 milhões de toneladas de grãos, somando milho, feijão, arroz, trigo e soja, mas a capacidade de armazenamento é de 4,5 milhões de toneladas. “Por isso, existe a necessidade urgente de ampliar essa armazenagem para garantir o abastecimento das produções de suínos, aves e também do gado leiteiro no Estado.”

Pelo Programa Armazenar, as cooperativas, produtores rurais e suas associações contratam financiamento junto aos agentes financeiros, com até 15 anos de prazo incluindo três anos de carência e juro de 3,5% ao ano, sendo que o governo do estado responde pela subvenção de 50% desta taxa. Os investimentos para construção e ampliação de armazéns serão de R$ 500 milhões e a subvenção do Estado aos juros será de R$ 83 milhões em cinco anos.

Nilson Belle, de São Domingos, é produtor de milho, soja e trigo. Com os recursos do programa ele vai adquirir um pulverizador e um trator para melhorar o trabalho na propriedade. “A armazenagem dos grãos é feita na cooperativa, por enquanto, mas quero construir um silo e aumentar a produção futuramente”, disse.

Douglas Dorneles
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail:   imprensa@cco.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 8835-0089

Voltar