Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/03/2013 - 23h04min

Fundação e Universidade do Sul de Santa Catarina empossam novos dirigentes

Imprimir Enviar
Novo reitor e novo presidente da Unisul tomam posse. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Em solenidade na noite desta terça-feira (20), no Espaço Integrado de Artes (EIA) de Tubarão, Sul do estado, os novos dirigentes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), eleitos agosto de 2012, tomaram posse. Os professores Sebastião Salésio Herdt e Mauri Luiz Heerdt assumiram, respectivamente, a reitoria e a vice-reitoria da universidade. Na cerimônia, também foram empossados como presidente e vice-presidente da Fundação Unisul os professores Ailton Nazareno Soares e Fabian Martins de Castro, respectivamente. Os quatro conduzirão uma das principais instituições de ensino de Santa Catarina no período 2013-2017.

Essa será a primeira vez que fundação e universidade terão dirigentes diferentes em uma única gestão. O novo reitor demonstrou satisfação e alegria ao assumir a instituição no período do cinquentenário da Unisul. Segundo ele, a universidade se firmou no ponto de vista regional, mas conquistou o Brasil através do ensino a distancia.

“Diante disto, nosso trabalho busca envolver mais qualidade nos cursos oferecidos. Nosso grande desafio é tornar nossos ambientes de aprendizagem mais efetivos, ampliando a relação aluno-sociedade, onde consiste o laboratório, o estagio exercitando assim a relação cidadania e profissão”, frisou.

Harmonia e confiança
O novo presidente da Fundação Unisul destacou que trabalhar em harmonia e confiança com a reitoria será prioridade. “Será um exercício diário que terá um discurso único, com ações integradas, até porque a equipe de gestão tem de dar resposta aos Conselhos Superiores, ao Ministério Público e demais órgãos. Será um desafio interessante para todos nós”, afirma o professor Ailton Soares.

Para ele, o fato de haver dirigentes distintos não significa uma separação, mas uma integração entre as duas unidades, que deve se consolidar nos próximos anos. “Vamos trabalhar juntos com os mesmos objetivos”, afirmou Ailton.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), representante da região, destacou sua identificação pessoal com a universidade e o sistema Acafe. O parlamentar lembrou do tempo em que se formou pela Unisul em 1991,em Ciências e Matemática. Por essa proximidade, destacou a satisfação de participar da solenidade.

“Grande amigo, professor Salésio é um homem que sabe dos seus desafios, responsabilidades para que a Unisul possa continuar ajudando no crescimento e desenvolvimento do Sul de Santa Catarina e do Brasil, já que a instituição rompeu fronteiras com o seu ensino a distancia de qualidade”, ressaltou o presidente da Assembleia.  

Após a solenidade, os convidados participaram de um jantar em comemoração a posse dos novos dirigentes.

A instituição

Criada em 1964 pela Prefeitura Municipal de Tubarão, a Fundação Unisul é mantenedora da universidade que leva o mesmo nome e tem como finalidade promover a educação, a ciência, a cultura, o desenvolvimento social e comunitário sustentável, a criação, o desenvolvimento e a difusão da tecnologia, prioritariamente na região em que está situada.

Com aproximadamente 30 mil alunos distribuídos em três campi (Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual) e unidades (Braço do Norte, Araranguá, Içara, Imbituba e Florianópolis), a Unisul é uma instituição educacional multicampi orientada para a produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão, em todos os níveis e áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e a distância.

Os novos dirigentes

  • Sebastião Salésio Herdt - Natural de Rio Fortuna/SC, é professor da Unisul, formado em Letras pela Unisul, especialista em Literatura Brasileira pela UFSC, em Administração Universitária pela Udesc, em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha e em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana. Foi secretário adjunto de Educação do Estado de Santa Catarina; membro do Conselho de Administração da FESC, Mantenedora da Udesc; diretor regional de Educação do Estado de Santa Catarina; secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe); diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul); membro do Conselho Curador da Fundação Hermon/Florianópolis. Na Unisul, ocupou o cargo de pró-reitor de Administração, de chefe de Gabinete do Reitor; de pró-reitor Acadêmico da Unisul e vice-reitor da Unisul de 2001 a 2005, de 2005 a 2009 e de 2009 a 2013. Assume o cargo de Reitor da Unisul para o período de 2013 a 2017.
  • Mauri Luiz Heerdt - Graduado em Filosofia pela Unisul, especialista em Administração pela Udesc e em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Na Unisul, foi gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão (Campus Grande Florianópolis); pró-reitor de Ensino até 2013. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Ciência e Ética, e de Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e teoria da ciência. Assume o cargo de vice-reitor para o período 2013 a 2017.

  • Ailton Nazareno Soares - Graduação em Geografia; Estudos Sociais e Ciências Econômicas pela Unisul; pós-graduação em Gestão e Liderança Universitária pelo IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Região Brasil e doutorado em História - Universidad de Léon (2001). Foi diretor Centro Intercolegial Integrado de Tubarão (CICIT), secretário de Administração do governo de Tubarão; atuou como coordenador do curso de Ciências Econômicas, secretário geral de ensino, diretor administrativo, assessor de planejamento, pró-reitor acadêmico, pró-reitor de Administração, diretor dos Campus da Grande Florianópolis. Deixa o cargo de reitor para assumir a presidência da Fundação Unisul.
  • Fabian Martins De Castro - Professor universitário e advogado. Bacharel em Direito, pós-graduado em Dogmática Jurídica e em Economia Política; doutor em Direito; foi coordenador do curso de Direito. Procurador-Geral da Unisul; chefe de gabinete da Reitoria da Unisul; secretário executivo da Fundação Unisul até 2013. Atualmente, passa a exercer a função de vice-presidente da Fundação Unisul até 2017.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar