Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2017 - 17h39min

Frente Parlamentar da Erva-Mate faz 1ª reunião com representantes do setor

Imprimir Enviar

Discutir políticas públicas de incentivo a produção e o processamento da erva-mate é a proposta da Frente Parlamentar da Erva-Mate na Assembleia Legislativa. Instalada no dia 31 de maio, a frente promoveu na tarde desta terça-feira (27) sua primeira reunião com representantes do setor. Realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, o encontro coordenado pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) contou com a presença de representantes de sindicatos do setor e associados, entre eles o presidente do Sindicato da Indústria do Mate de Catanduvas, Divo Guerra, e a presidente do Sindicato das Indústrias do Mate em Santa Catarina (Sindimate), Juliane Seleme Brehmer.

Aguiar destacou que o propósito da frente é fazer com que o Estado olhe para produção da erva-mate com um olhar diferente, abrangendo todos os seus aspectos. "No aspecto econômico teríamos a diminuição do ICMS em relação aos outros estados. O Rio Grande do Sul e o Paraná já reduziram o imposto de 12% para 5%. Com essa redução, em Santa Catarina os produtores terão condições de competir no mercado."

Na ocasião, Aguiar falou também sobre outros segmentos que estão envolvidos na erva-mate, como o Índice Geográfico (IG), que faz a contagem de quantas árvores nativas da espécie Ilex paraguariensis, em especial localizadas no Planalto Norte do estado, existem. "Essa erva-mate tem um sabor especial adocicado, que merece ser valorizado por ter um diferencial entre as demais plantações. Queremos valorizar esse diferencial da erva-mate do Planalto Catarinense."   

Representando Canoinhas, uma das regiões que lideram o cultivo da planta, Juliane ressaltou que uma das ações mais importantes do setor é criar o Fundo da Erva-mate, para o fomento de pesquisas que possam ajudar a divulgação do mate, incentivando o consumo da erva em outros estados brasileiros, especialmente em outras regiões do país onde já existe um bom consumo. "Acreditamos que a frente possa contribuir com esse desejo de expandir e fortalecer o cultivo e consumo da planta."

Levando em consideração que a produção da erva-mate catarinense fica apenas atrás do estado do Paraná, Guerra aproveitou a oportunidade para falar sobre as reivindicações do setor em âmbito nacional. Entre os pontos apresentados por ele, a isenção do PIS e o Confins, em relação ao estado a redução do ICMS. "Essa ações, se alcançadas, trariam um total fortalecimento para o setor, uma vez que a atividade envolve uma mão de obra caríssima. Nossa intenção é buscar apoio para continuar produzindo em condições de competir com o mercado."

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar