Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2017 - 10h25min

Florianópolis sedia 12ª edição da Clínica de Ginástica Rítmica

Imprimir Enviar
Evento oferece oportunidade de aprimoramento técnico para as ginastas e formação de profissionais

Ginastas, técnicos, árbitros e profissionais da educação física participam, até sábado (11), da Clínica Internacional de Ginástica Rítmica, no ginásio do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. O treinamento foi organizado pela Associação de Ginástica Desterro, em parceria com a Udesc e a Fundação Municipal de Esporte.

A clínica é um evento anual, já na 12ª edição, a 3ª internacional. Nomes conhecidos da ginástica internacional participam do evento, como a técnica búlgara Marieta Dukova e a ex-ginasta búlgara Sara Emilova Staykova, atleta do último ciclo olímpico. O evento tem como objetivos a formação de profissionais e o aprimoramento técnico das ginastas, de acordo com a coordenadora, Maria Helena Kraeski, que é professora da Udesc e coordena o projeto de ginástica rítmica realizado no IEE.

O público preferencial da clínica são as alunas do projeto do IEE, mas as vagas remanescentes foram oferecidas a ginastas e profissionais de outras escolas. As ginastas são divididas nas categorias iniciante, avançada e elite. O conteúdo do treinamento inclui técnicas corporais, técnicas de aparelhos, ballet clássico e palestras sobre controle de ansiedade pré-competição, código de pontuação, música e movimento e formação de equipe. “O trabalho é intensivo, em quatro dias, com atividades durante todo o dia”, explicou Maria Helena.

Entre as participantes da clínica há quatro meninas que vão participar da seletiva para a seleção brasileira de ginástica rítmica, no dia 21 de março, em Aracaju (SE). Uma delas é Alice Costa, 15 anos, praticante de ginástica rítmica há nove anos. “Eu espero me sair bem, ter um bom desempenho lá, para quem sabe um dia fazer parte da seleção brasileira”, disse.

A técnica búlgara Giurga Nedialkova, uma das quatro profissionais do país que participam da clínica este ano, contou que a parceria com o grupo de Florianópolis iniciou há vários anos. “Começamos a fazer dois tipos de trabalho, o treinamento com as meninas e uma maneira de ensinar para as técnicas e ginastas da região de Santa Catarina o caminho no qual anda a ginástica rítmica da Bulgária.”

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar