Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/05/2019 - 13h38min

Festival Nossa Arte reúne, em Joinville, alunos de Apaes de todo o estado

Imprimir Enviar
Festival aconteceu no Centreventos Cao Hansen, em Joinville.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Cerca de três mil pessoas, entre alunos e professores de Apaes de todo o estado e público em geral, compareceram na noite desta terça-feira (7), no Centreventos Cao Hansen, em Joinville, para a abertura da 11ª edição do Festival Estadual Nossa Arte. O evento, que se estende até o dia 9, é promovido pela Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC) e tem o objetivo promover o desenvolvimento e a integração das pessoas com necessidades especiais.

Realizado a cada três anos, o festival estadual conta com apresentações em sete categorias: dança, folclore, literatura, artes visuais, teatro, artesanato e música, cujos participantes foram selecionados previamente em certames realizados pelas 18 regionais de Apaes do estado. O evento também é classificatório para a etapa nacional, que acontece no dia 18 de novembro, na cidade de Manaus.
Entre as atrações da noite de abertura esteve uma apresentação entre os alunos das Apaes e os dançarinos do balé Bolshoi, de Joinville.

Para a presidente da Feapaes-SC, Lorena Starke Schmidt, as atividades artísticas são uma alternativa eficaz para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos das apaes. "É um momento de grande sensibilidade, de superação, porque todos eles têm limitações, mas aqui cada um mostra o que tem de melhor dentro das artes."

Os benefícios do uso da arte como instrumento pedagógico também foram apontados pela presidente da Apae de Joinville, Heloisa Walter de Oliveira. "A arte proporciona uma série de melhorias para os alunos, tanto no equilíbrio emocional quanto no trabalho, nas ideias, na criatividade, no talento e na harmonia. Com isto eles se sentem mais capazes de estar juntos dos outros."

Apoio do Legislativo

A realização da 11ª edição do Festival Estadual Nossa Arte contou com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Impossibilitados de comparecer à solenidade de abertura devido a compromissos assumidos anteriormente em Florianópolis, tanto Caropreso quanto o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD), enviaram mensagens manifestando apoio a iniciativa."Meu coração está junto com cada um e com cada profissional que se dedicou para a realização desse belo festival", disse Caropreso. "Quero deixar a todos o meu desejo de que o evento se transforme em um sucesso e que esse congraçamento possa fortalecer ainda mais o nosso movimento apaeano", afirmou, por sua vez, Garcia.

Na ocasião, o Parlamento estadual esteve representado pelo deputado Fernando Krelling (MDB), que também integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "É extremamente fundamental essa junção de forças, tendo a Assembleia Legislativa participando desses eventos importantes para o estado de Santa Catarina. E esse festival realmente nos encanta, pois nos motiva a fazer sempre o bem e o melhor para as pessoas", disse.

Confira mais fotos do Festival Estadual Nossa Arte aqui.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar