Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2018 - 19h19min

Festival Gastronômico de Pomerode se consolida no calendário turístico de SC

Imprimir Enviar
Tradicional festival gastronômico deve receber mais de 45 mil pessoas de todo o país, até 15 de julho
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Pomerode, no Vale de Itajaí, realiza até o dia 15 de julho a 14ª edição de seu Festival Gastronômico, um dos mais tradicionais eventos do gênero no estado. Neste ano, 25 empresas, sendo 12 restaurantes, participam do festival, que ocorre no Parque Municipal de Eventos, com o tema “Novos Sabores da Cozinha Alemã”.

Os organizadores esperam repetir o público do ano passado, quando 45 mil pessoas passaram pelo festival. São visitantes de todo o país, que aproveitam as férias escolares de julho para visitarem o município e degustarem uma grande variedade de pratos, principalmente da culinária germânica.

A empresária Marlene Volkmann participa do festival desde a primeira edição. Em seu restaurante e confeitaria, o Torten Paradies, um dos principais itens do menu é o Macarrão Penne ao Molho de Queijo Fundido Kräuterkäse (foto). No evento do ano passado, foram comercializadas mais de 1 mil unidades do prato.

“Para mim é a festa mais charmosa da região”, afirma Marlene. “É muito gratificante a gente fazer parte dessa história.”

A empresária acredita que o festival é uma oportunidade para os estabelecimentos gastronômicos divulgarem seus produtos para um público bastante diversificado. “As pessoas que visitam o evento não são só da região. Temos muita gente que vem do país todo, por causa das férias de julho.”

Além dos restaurantes, o público encontra opções de bebidas diversas, que vão do chope ao glühwein, uma bebida tradicional na Alemanha, feita com vinho, canela, anis e outras especiarias. O festival conta ainda com estandes que oferecem doces típicos, como as cucas, e produtos fabricados em Pomerode. Uma feira de artesanato e atrações artísticas também movimentam o evento.

O 14º Festival Gastronômico de Pomerode vai até dia 15 de julho, no Pavilhão do Parque Municipal de Eventos. De segunda a sábado, a partir das 18 horas, e aos domingos, das 11 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas na fanpage do Festival ou no site da Associação Visite Pomerode (Avip).

Impacto
O vice-presidente da Associação Empresarial de Pomerode (Acip) e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ivan Blumenschein, afirma que a movimentação de recursos durante o festival chega a R$ 5 milhões. Para ele, no entanto, os benefícios trazidos pelo evento são muito maiores.

“Os produtos utilizados como matéria-prima no festival são de Pomerode. Isso divulga nossos produtos e estimula a nossa indústria”, explica o dirigente. “Os visitantes acabam se interessando não só pela comida, mas pelos nossos produtos, muitos dos quais são conhecidos nacionalmente.”

A secretária municipal de Turismo e Cultura e vice-prefeita de Pomerode, Gladys Sievert, conta que o festival foi criado em 2004. À época, ele era realizado nos restaurantes. A cada noite, um deles fazia uma decoração diferenciada e destacava um prato em seu cardápio.

“A ideia do festival surgiu numa visita técnica que nós fizemos a Tiradentes, em Minas Gerais. De lá pra cá, o evento cresceu, atraiu mais público e se transformou num evento turístico, que traz um incremento significativo na nossa rede hoteleira e isso impacta positivamente no orçamento do município”, afirma a vice-prefeita.

Gladys considera também que o Festival Gastronômico de Pomerode tem um papel importante na fidelização dos visitantes de outras cidades e estados. “É uma forma de divulgar todos os atrativos que a cidade oferece ao turista que queira nos visitar também em outras épocas do ano”, disse.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar