Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2013 - 10h41min

Festa do Vinho Goethe movimenta o turismo rural no Sul de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Sangria do barril marca oficialmente a abertura da festa no distrito de Azambuja.FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Vivenciar os valores histórico-culturais dos imigrantes italianos é a essência da VIII Edição da Festa do Vinho Goethe, que teve inicio na noite desta sexta-feira (12), com a sangria do 1° Barril de Vinho Goethe acompanhado do show pirotécnico que iluminou o distrito de Azambuja, no município de Pedras Grandes, Sul de Santa Catarina. A festa prossegue até domingo (14).

Desde a chegada dos imigrantes italianos, em abril de 1877, Azambuja é considerada berço da colonização italiana do sul catarinense por ter uma comunidade acolhedora que participa da festividade e recebe os de mais convidados oferecendo a todos a oportunidade de vivenciar as tradições italiana em sua plenitude.

Anfitrião do evento, o prefeito de Pedras Grandes, Antônio Felipe Sobrinho, explica que o evento, realizado a cada dois anos, fortalece os projetos desenvolvidos pela secretaria de agricultura do município beneficiando os produtores de uva e aprimorando a qualidade do vinho, além de incentivar a vinda de recursos para região.

O secretário de Estado de Agricultura e Piscicultura, João Rodrigues, destacou que a partir do vinho goethe, Azambuja ficou conhecida e vem despertando cada vez mais o turismo rural. “A partir de eventos como esses realizados no meio rural é que percebemos o quanto é importante apoiar a agricultura familiar. A festa traduz o que acontece no dia a dia do produtor”, frisou.  

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina montou num estande na festa, destinado à visitação dos convidados, com o intuito de apresentar o Poder Legislativo à sociedade, detalhando suas atribuições, além de apoiar e prestigiar o evento. Representantes do Parlamento Catarinense na abertura do evento, os deputados José Nei Ascari (PSD) e o deputado Manoel Mota (PMDB), deram boas-vindas aos catarinenses lembrando a importância da festa para a economia local, entre outros aspectos que o evento contribui positivamente para região. 

Ao considerar a festa de extrema relevância para o contesto regional, José Nei ressalta que a uva goethe é um produto típico região. “Além de ser cultivada exclusivamente em Azambuja, a uva, que deu origem ao vinho e consequentemente à festa, agrega merecido valor ao trabalho do produtor”, avalia.

O evento é promovido pela Prefeitura de Pedras Grandes, Associação Cultural Goethe e conta com o apoio da Progoethe, Caep e Associação de Moradores de Azambuja, Epagri-Cidasc e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão. 

Terra do Vinho Goethe
Pedras Grandes recebeu este nome porque na sede do município existe um morro cheio de enormes pedras. Esta grande pedra servia de referência para os tropeiros que ali passavam vindos de Lages, indicavam o ponto que deixariam o caminho da Serra, entrariam para a esquerda para seguir a Azambuja, ficando este ponto conhecido como Pedras Grandes.

Já Azambuja recebeu o título de Terra do Vinho Goethe por ser a única região no mundo onde o vinho é produzido através de uma espécie de uva peculiar, cultivada apenas no Sul de Santa Catarina, nos municípios de Urussanga, Orleans e Morro da Fumaça com grande destaque para o município de Pedras Grandes.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar