Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/06/2018 - 10h53min

Festa da Gastronomia Típica Italiana ganha reconhecimento nacional

Imprimir Enviar
Festa foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (15) e prossegue até domingo (17), no Sul do estado

A 14ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana, que acontece entre os dias 14 e 17 em Nova Veneza, no Sul do estado, foi inaugurada oficialmente na noite desta sexta-feira (15) sob o impacto de uma notícia há muito aguardada pela população e lideranças políticas locais. O município, que já era reconhecido estadualmente como capital da gastronomia italiana, passou a ostentar a titulação também em nível nacional.

Na quinta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União a Lei Federal 13.678, que confere o reconhecimento à cidade, a partir de projeto de lei apresentado pela deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC).

Presente à solenidade de abertura da Festa da Gastronomia, Geovânia afirmou que a proposição, ainda que tenha tido uma tramitação demorada, foi considerada meritória pelos demais membros do Congresso Nacional. "Apresentei este projeto ainda no ano de 2015, mas anexei indicadores que comprovam que 99% dos habitantes do município são descendentes de italianos, o facilitou a sua aprovação."

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB), oficializou a abertura do evento destacando-o como uma ação promovida com a ampla participação da população do município. "Nesta festa, o mais importante é o povo de Nova Veneza, que trabalha ativamente na sua preparação e procura dar o melhor de si para atender bem ao visitante."

FOTOS: Confira a galeria de imagens da abertura da Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza

Também presente ao ato de abertura, o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (MDB), afirmou que a festividade promove a preservação dos valores culturais herdados dos imigrantes e, ao mesmo tempo, oferece uma nova fonte de renda para a cidade. "Além de possibilitar um resgate cultural do que foi construído pela colonização italiana, a festividade acabou se transformando em uma verdadeira atração turística da cidade, que vocacionou-se para este novo setor. Por isso a festa é sempre um sucesso."

A noite também contou com a presença de diversos deputados, que ressaltaram a importância da iniciativa para a região.

"É uma festa maravilhosa, promovida por um povo muito hospitaleiro. É tudo de bom para o Sul, trazendo muito progressos para a região. Por isso acho que todos devem vir aqui e prestigiá-la", disse Ada de Luca (MDB).

"É uma bela de uma festa, por isso todos os anos venho participar dela. Parabéns a população de Nova Veneza, que com justiça ganhou destaque nacional pela qualidade da sua gastronomia", disse Marcos Vieira (PSDB).

"Acredito que é uma das festividades mais bonitas de Santa Catarina, primando não só pela gastronomia, mas pela valorização de toda a cultura italiana. Todas as famílias vêm para cá incentivar e são partícipes desse processo e na transformação de Nova Veneza num trade turístico para Santa Catarina", disse Luiz Fernando Vampiro (MDB).

"Nova Veneza expressa essa grandeza da cultura italiana através desse evento, que acolhe a todos. Essa festa também é um belo exemplo do turismo rural, da força da gastronomia e da cultura em uma cidade que todos nós aprendemos a amar e a gostar", disse José Milton Scheffer (PP).

"Para nós, que somos aqui do Sul, é uma alegria muito grande poder participar desse evento em comemoração à gastronomia e também ao Carnevale di Venezia. Nós, que somos de tradição italiana, também achamos fundamental este resgate cultural e a valorização das pessoas da terra", disse Rodrigo Minotto (PDT).

"Nova Veneza representa muito bem essa cultura herdada dos colonizadores italianos, de trabalho e respeito, algo que precisamos passar para as futuras gerações para que não se perca", disse Cleiton Salvaro (PSB).

"Aqui se retrata uma característica peculiar do povo veneziano, de acolher. Há uma gastronomia forte, um turismo que vem crescendo mais a cada dia, pelo profissionalismo e pelo carinho do povo da cidade" disse Valmir Comin (PP).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar