Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2018 - 16h32min

Fesporte quer ampliar parcerias com a iniciativa privada

Imprimir Enviar
O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) quer atrair mais investimentos da iniciativa privada nos eventos que promove anualmente em todo estado, entre eles os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O objetivo é ampliar as parcerias com empresas, como já ocorreu na edição do ano passado.

A fundação já tem seu calendário de eventos estaduais definido para 2018. Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), por exemplo, serão realizados entre 22 e 27 de maio, em Rio do Sul. Os Jogos Abertos Paradesportivos (Parajasc) ocorrem em Itajaí, de 9 a 15 de outubro, enquanto os Jasc serão em Caçador, entre 6 e 16 de setembro (confira o calendário completo abaixo).

Conforme o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho,  a meta é atrair até 10 parceiros, por meio do programa Fesporte Total, criado com o objetivo de aproximar o público e dar visibilidade aos principais eventos do calendário esportivo catarinense.

“É um grande sonho para o esporte de Santa Catarina, trazer a iniciativa privada para os nossos eventos”, afirma Vadinho. “Temos um excelente calendário, com eventos que trabalham com públicos de várias idades. É algo que vai trazer dividendos para essas empresas e para o esporte catarinense.”

Na edição dos Jasc de 2017, disputados em novembro em Lages, a Fesporte contou com a parceria de duas empresas: Havan, que doou material esportivo para escolas públicas, e Unifique, que atuou na área de tecnologia e viabilizou as transmissões das competições pelas redes sociais.

Ao todo, a Fesporte organiza todos os anos 393 eventos municipais e regionais, além de 10 eventos estaduais. Estima-se que essas competições reúnam, anualmente, até 250 mil atletas, de 12 a 60 anos de idade.

Antecipação
Uma das novidades do calendário da Fesporte para 2018 é a antecipação da etapa estadual do Jasc. Nos últimos anos, a competição foi realizada em novembro; neste ano, será em setembro. A antecipação, conforme Darcio de Saules, diretor de Esportes da fundação, é importante para que os municípios cujas equipes disputam ligas se organizem melhor para a participação na competição estadual.

Com relação aos demais eventos, o calendário está definindo, restando apenas o acerto das sedes de duas competições, entre elas os Jogos Paradesportivos Escolares (Parajesc). “Isso facilita o trabalho dos municípios e das federações que, com o calendário definido, podem planejar para as competições”, explicou.

Legislação
Saules, que também integra o Conselho Estadual de Esporte (CED-SC), explicou que um dos desafios deste ano será a regulamentação da Lei 17.276/2017, aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado. A lei, de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), exige um tempo mínimo de dois anos de residência em Santa Catarina para atletas de outros estados poderem ser inscritos em competições oficiais organizadas pela Fesporte, como os Jasc.

“Nossa expectativa é que o conselho já tenha na próxima semana uma definição sobre isso, até para que os municípios possam saber se os reforços contratados de outros estados para a disputa de outras competições poderão participar dos Jasc”, explica.

O secretário-executivo do CED-SC, Nilton de Andrade Jr., lembra que a lei aprovada é complexa e deve afetar um grande número de atletas. “Cabe ao conselho, como órgão legislativo do sistema estadual do esporte, regulamentar essa questão”, afirma.

Calendário 2018 da Fesporte - Principais eventos

Maio
22 a 27- Etapa Estadual dos Jasti (Rio do Sul)

Junho
22 a 24 / 26 a 30 - Etapa Estadual dos JESC 15 a 17 anos (Videira)

Julho
4 a 8 - Etapa Estadual do Parajesc
16 a 28 - Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (Curitibanos)

Agosto
3 a 5 - Etapa Estadual das modalidades individuais dos JESC 12 a 14 anos (São José)
7 a 11 - Etapa Estadual das modalidades coletivas dos JESC 15 a 17 anos (São José)

Setembro
7 a 16 - Etapa Estadual dos Jasc (Caçador)

Outubro
9 a 14 - Etapa Estadual dos Parajasc (Itajaí)

Novembro
2 a 10 - Etapa Estadual da Olesc
27/11 a 2 de dezembro - Etapa Estadual Moleque Bom de Bola (Quilombo)

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar