Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2014 - 12h32min

Fenaostra abre a programação das festas de outubro em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Corte da Fenaostra foi eleita na manhã desta quinta-feira. FOTOS: Solon Soares/Adência AL

A 15ª edição da Fenaostra - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana foi lançada hoje (18), às 10 horas, no Museu da Escola Catarinense. Programado para o período de 8 a 12 do próximo mês, o evento vai abrir o calendário das festas de outubro em Santa Catarina. Durante o lançamento foram escolhidas as princesas e a rainha da 15ª Fenaostra.

A festa é realizada para divulgar a ostra catarinense e abrir novos mercados para os produtores. O evento reúne gastronomia, cultura, artesanato e literatura. “A Fenaostra é, na sua essência, a mais florianopolitana das nossas festas. É uma festa que se reencontrou com suas raízes”, disse o prefeito Cesar Souza Junior (PSD). Ele enfatizou que o evento não promove grandes atrações nacionais, mas a cultura local, valorizando os produtores de ostras e os empreendedores da cidade.

De acordo com a secretária de Turismo do município, Maria Cláudia Evangelista, o evento vai oferecer uma programação especial para as crianças, oficinas de artesanato e um espaço literário, em parceria com o Sesc. Outra novidade é o Jardim da Cachaça, espaço para valorização da bebida típica artesanal. Açoriana, a festa também vai oferecer um mix de manifestações culturais, com espaço para a cultura negra, indígena, japonesa e de outras etnias.

A corte da festa
Violeta Bela da Silveira foi a candidata escolhida, dentre 11 concorrentes, como rainha da 15ª Fenaostra. Juliana Caroline Policastro é a primeira princesa e Thaíza Wilbert é a segunda princesa.

Ostra em Florianópolis
Os maricultores de Florianópolis cultivam 95% das ostras produzidas no Brasil. O cultivo de ostras nas baías norte e Sul de Florianópolis é responsável por 96,3% da produção no estado de Santa Catarina. O Ribeirão da Ilha possui a maior produção de ostras da ilha, chegando a 1,5 tonelada por ano, o que representa 60,3% da produção estadual. As fazendas de maricultura dos bairros de Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui também se destacam na produção do molusco, com 335 toneladas por ano.

Santa Catarina tem 25 parques aquícolas com cessão de uso. Com o edital de licitação lançado pelo Ministério da Pesca para o ordenamento das áreas, 133 maricultores e três empresas de Florianópolis foram contemplados para regularização da atividade. Dessa forma, os maricultores poderão triplicar a produção, acessando crédito e financiamento pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar