Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2014 - 18h27min

Feira de intercâmbio apresenta opções para quem quer sair do país

Imprimir Enviar
Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Estudar em outro país, vivenciar uma cultura diferente, conhecer pessoas e lugares é um desejo de muitos brasileiros. Realizá-lo está se tornando mais fácil com as oportunidades oferecidas por instituições de ensino e pelos governos dos países. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o setor cresceu 40% do ano de 2012 para cá, principalmente por conta da facilidade na obtenção de crédito para bancar os custos. No ano passado, mais de 200 mil brasileiros deixaram o país em busca de cursos em escolas no exterior. Até o final deste ano, a expectativa é a de que esse número aumente em 30%. 

Os interessados em oportunidades nesta área puderam tirar algumas dúvidas e encontrar boas opções em uma das maiores feiras de intercâmbio cultural, a Eduexpo, durante a tarde e noite desta sexta-feira (12), no Hotel Majestic, em Florianópolis. Além de um bate papo com diretores e representantes das instituições de ensino do mundo, foi possível conhecer as principais agências de intercâmbio do Brasil.

A feira contou com 28 expositores de países como Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Segundo Daniela Ronchetti, organizadora da EDuexpo, o objetivo da feira é o de proporcionar chances para os interessados conversarem pessoalmente com representantes das instituições de ensino. “São os próprios diretores dos departamentos internacionais que estão aqui. É possível tirar dúvidas, negociar preços, pois os representantes das instituições estão abertos à negociação”.

Na avaliação de Daniela, o aumento no número de estudantes se confirma devido à estabilização da economia. “Se você fizer uma poupança, você consegue fazer um curso fora. É um investimento alto, mas que, atualmente, está mais dentro da realidade dos brasileiros de classe média”.

Vantagens em estudar fora e cursos mais procurados
Os custos diminuíram com o aumento das ofertas de cursos. Um exemplo dado pela organizadora da Eduexpo é de que um mês de curso de inglês no Canadá, com acomodação e refeições, pode custar em torno de três mil reais. Daniela salienta que, hoje, em qualquer área profissional, as empresas estão procurando por um perfil de pessoa flexível, pela aceleração nas mudanças. “Quem quer ter uma experiência fora precisa ser flexível e se adaptar às mudanças porque está num ambiente totalmente diferente. Acho que isso conta muito num currículo, para qualquer área”.

Quanto aos cursos procurados, os de línguas ainda ocupam um bom espaço entre os interessados em morar fora de seu país. Devido à questão do tempo, principalmente, muitas pessoas procuram cursos de férias e os mais oferecidos para estes períodos são os de idiomas. Contudo, os cursos de graduação, pós- graduação e os de extensão passaram a ocupar um espaço maior. Segundo Daniela, o Brasil é o país da América Latina de onde mais partem estudantes para outros países. “Este é um mercado em crescimento porque as pessoas estão se dando conta de que vai ser importante para a vida profissional e também pessoal”.

Dicas para quem quer passar um tempo em outro país
“Primeiro é preciso organizar o orçamento, saber quanto se tem para gastar, porque as opções são bastante vastas e a qualidade dos cursos, muitas vezes não está diretamente ligada aos custos”, afirma Daniela. É importante, também, avaliar os gostos e as preferências. “Se a pessoa não gosta de frio, não deve procurar lugares frios na época em que vai viajar. Se gosta de cidades maiores, não deve buscar opções em cidades pequenas”.

Pesquisar sobre os locais, buscar informações com quem já foi para conhecer mais sobre a cultura, costumes, opções existentes no lugar é um dos pontos mais importantes para quem quer se aventurar por outros países. É importante, ainda, checar se a escola é credenciada pelo governo local e pedir contatos de brasileiros que já estudaram lá.

Canadá é destaque na edição catarinense da feira
Uma das novidades desta edição é um pavilhão dedicado exclusivamente ao governo do Canadá. No espaço estarão reunidos importantes universidades e cursos de idiomas do país, que tem o Inglês e o Francês como línguas oficiais. Representantes do Consulado Canadense no Brasil passaram informações sobre aquisição de vistos, além de mostrar todas as oportunidades de ensino no país, opções de bolsas de estudos para graduação, pós-graduação, doutorado, entre outros.

Paula Manozzo, representante do Consulado Canadense no Brasil, afirma que, há seis anos, o Canadá é o destino mais procurado por brasileiros para estudar línguas e cada vez mais vem se posicionando para os estudos de graduação e pós-graduação, principalmente na área de engenharia. A preferência se dá pela qualidade das instituições do país e pelo baixo custo de vida. O perfil dos intercambistas também tem mudado. Paula destaca uma nova possibilidade no setor de intercâmbio. Segundo ela, as famílias estão procurando cursos para todos estudarem juntos.

Mateus Freitas, estudante do 3º ano do ensino médio, pretende cursar engenharia mecânica e complementar seus estudos nesta área, no Canadá. Ele acredita ser uma oportunidade única para aprender novos idiomas, conhecer pessoas e ter contato com tecnologias que ainda não existem no Brasil. Estão em seus planos estudar e depois de acabar a faculdade voltar para mais um tempo de aperfeiçoamento e, se tiver oportunidade, trabalhar.

Histórico Eduexpo
Criada em São Paulo e atualmente presente em 14 países, a 22ª edição do evento ocorrerá em outras seis cidades brasileiras. A feira revela dados surpreendentes do setor, que até dezembro deve movimentar cerca de US$ 2 bilhões em negócios. Neste ano, a expectativa é que 282 mil estudantes participem de programas do gênero, segundo a organização da feira.

Rede Social
Entre as novidades estão o EDUFINDME, a primeira rede social educacional que, em apenas um ano, já acumulou 135 mil perfis de estudantes e deve aumentar esse número para 250 mil em 2012. Pelo site, o estudante encontra informações sobre bolsas de estudo no exterior, mais de 10 mil programas e cursos em 25 países diferentes.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar