Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/01/2017 - 18h00min

Federação dos Municípios de SC elege nova presidente e conselheiros

Imprimir Enviar
Eleição e posse da nova presidente e conselheiros foi realizada na tarde desta sexta-feira (27), em Florianópolis

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) elegeu na tarde desta sexta-feira (27) sua nova presidente e membros dos conselhos Executivo e Fiscal para o biênio 2017/2018. Eleita em chapa única, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, assumiu a presidência, em solenidade de posse realizada no auditório da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), logo após a eleição, na presença de várias autoridades municipais e estaduais.

Ao tomar posse, Adeliana falou sobre a honra de poder representar todos os municípios catarinenses. Segundo a prefeita, os municípios catarinenses, bem como os de todo o Brasil, têm recebido anualmente uma grande carga de demandas, ações e principalmente responsabilidades. Diante deste fato, Adeliana lembrou que o bom uso dos recursos é fundamental para exercer o mandato com responsabilidade. 

Com relação aos recursos destinados aos municípios para um melhor atendimento da população, Adeliana ponderou a necessidade de uma divisão melhor do bolo tributário. "A sociedade precisa de melhores serviços, oriundos das ações realizadas nas cidades. Nossa luta é melhorar a arrecadação municipal sem aumentar tributos, redistribuindo o que já existe", acredita.

A nova presidente da Fecam informou que uma de suas primeiras ações é trabalhar a questão do ISS dos cartões de créditos, cujo recolhimento é atualmente concentrado em seis municípios brasileiros que são sede das operadoras desses cartões, ao invés das cidades onde são efetuadas as transações com cartão. "Queremos redistribuir e modificando essa forma, fazendo que o ISS de cada compra fique exatamente no município onde foi efetuada a transação", explicou.   

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), participou da posse e enalteceu o trabalho da Fecam. Considerando que o ano 2017 será difícil, não apenas para o estado, mas para o país, Merisio acredita que a parceria dos municípios com o estado e o governo federal será essencial para que os serviços possam continuar sendo plenos, atendendo o cidadão nas áreas essenciais, como saúde e educação. "Não importa de que governo a solução virá, sendo um serviço público, precisa ser entendido como tal. Por isso a necessidade dessa integração plena entre os poderes é o melhor caminho para prestarmos um bom serviço a sociedade", comentou.     

Composição do Conselho
O novo quadro de membros do Conselho Executivo da entidade municipalista é composto pelo prefeito de Itajaí (Amfri), Volnei Morastoni, como 1º vice-presidente; a prefeita reeleita de São Cristóvão do Sul (Amurc), Sisi Blind, como 2º vice-presidente; o prefeito de Caçador (Amarp), Saulo Sperotto, como 3º vice-presidente; o prefeito reeleito de Rodeio (Ammvi), Paulo Roberto Weiss, como 1º secretário; e o prefeito de Itapoá (Amunesc), Marlon Roberto Neuber, como 2º secretário.

O Conselho Fiscal é composto por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e cuja composição contempla todas as regiões do Estado.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar