Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/08/2013 - 20h36min

Fecomércio-SC completa 65 anos e recebe homenagem da Assembleia

Imprimir Enviar
Presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, recebe placa em homenagem aos 65 anos da entidade. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) foi homenageada pela Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), com uma sessão especial em alusão aos 65 anos da entidade que representa o setor terciário da economia catarinense. Dirigentes sindicais, autoridades federais, estaduais e municipais participaram da solenidade, proposta pela Mesa da Assembleia.

Fundada em 10 de agosto de 1948, a Fecomércio-SC congrega 68 sindicatos patronais ligados ao comércio de bens, de serviços e turismo do estado. Segundo dados da própria entidade, atualmente, o setor é responsável por 59% do PIB catarinense, por 72% da arrecadação fiscal estadual e gera mais de 1,1 milhão de empregos em Santa Catarina.

“Essa homenagem é o reconhecimento a todos os comerciantes que nesses 65 anos construíram essa entidade e desenvolveram um setor da economia que é um dos principais propulsores do desenvolvimento do estado”, resumiu Bruno Breithaupt, presidente do Fecomércio-SC. O dirigente também destacou a necessidade do bom relacionamento entre o Legislativo e o setor na condução de projetos de lei de interesse dos comerciários.

Ele citou como exemplos o PL 65/13, que trata das normas de segurança e prevenção de incêndio, e do PL 238/11, que disciplina a substituição e o recolhimento de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. “Buscamos uma relação de transparência com o poder público. Nosso objetivo é trabalhar pelo pleno desenvolvimento e pelo bem-estar dos catarinenses”, afirmou Breithaupt.

O presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), afirmou que o Parlamento está atento aos projetos de interesse do setor terciário. O diálogo com a entidade, segundo ele, intensificou-se com a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista. O parlamentar também destacou a importância da Fecomércio no fortalecimento da economia estadual. “É uma entidade que fortaleceu o segmento que reúne 60% do nosso PIB e coloca o comércio de Santa Catarina em destaque, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento da economia”.

O deputado licenciado Darci de Matos (PSD), que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista, também destacou a importância da federação, principalmente do trabalho desenvolvido na melhoria da qualidade de vida da população, por meio do Sesc e do Senac. “É uma federação que tem a cara de Santa Catarina: organizada, empreendedora, ousada e aguerrida”.

Representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Darci Piana, presidente da Fecomércio-PR, destacou os desafios das entidades ligadas ao comércio na qualificação da mão-de-obra para os grandes eventos que o país vai receber nos próximos anos, como a Copa do Mundo. “Aqui em Santa Catarina, como em todo o Brasil, vemos um trabalho incansável da Fecomércio em benefício dos empresários e dos comerciários”. Já João Pedro da Silva Rosa, do Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis, afirmou que a Fecomércio contribui para o aprimoramento das relações funcionais e da qualificação do setor terciário.

Os deputados estaduais Silvio Dreveck (PP), Renato Hinnig (PMDB), Carlos Chiodini (PMDB) e Reno Caramori (PP) acompanharam a sessão. Também estiveram presentes o secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, que representou o governador Raimundo Colombo (PSD); os deputados federais Carmem Zanotto (PPS), Jorginho Mello (PR) e Esperidião Amim (PP); o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen (PP); e o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Entidades homenageadas:

  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC)
  • Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac-SC)
  • Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC)
  • Sindicato do Comércio Varejista de Região Metropolitana de Florianópolis
  • Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis
  • Sindicato dos Representantes Comerciais do Norte e Nordeste de Santa Catarina
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar