Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2015 - 20h27min

Fábula retrata a situação da Mata das Araucárias

Imprimir Enviar
FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Foi lançado na noite desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, o livro “Mãe Gralha – Em busca da sobrevivência”, do jornalista e sociólogo Aldemir Guimarães. A obra, voltada para o público juvenil e adulto, conta a história de uma gralha fêmea que migra de São Paulo para o Sul do Brasil em busca dos pinheiros para se reproduzir.

O autor conta que o livro, apesar de trazer uma história fictícia, é contextualizado com a realidade, uma vez que aborda questões relacionadas ao desmatamento e à ocupação das regiões que eram cobertas pela Mata das Araucárias. “Além da ficção, há muita informação real sobre a realidade da mata”, comenta Aldemir. “É um livro voltado para uma leitura dinâmica, que resgata a tradição dos livros de bolso.”

“Mãe Gralha” fecha a trilogia de obras de Aldemir Guimarães sobre matas brasileiras. As outras duas obras, também escritas na forma de fábulas, contam histórias sobre a Floresta Amazônica (“A Formiga Solitária”) e a Mata Atlântica (“O último em canto”).

Nascido em São Gonçalo (RJ), Aldemir Guimarães se formou em ciências sociais em Lages. Na cidade serrana, foi jornalista da TV Coligadas e do Jornal de Santa Catarina na década de 70. Atuou também no jornal gaúcho Correio do Povo. Foi professor da rede federal de ensino em Roraima, onde foi membro fundador da Academia Roraimense de Letras. É membro do Sindicato de Escritores do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), da Associação Lageana de Escritores (ALE) e membro-fundador da Delegacia dos Trovadores do Brasil.

Voltar