Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/11/2018 - 13h36min

Exposição no BRDE une elementos da cultura africana e da afrobrasileira

Imprimir Enviar
Os quadros de Fernanda e as esculturas e telas de Simone (ao fundo), em exposição no Espaço Cultural BRDE

A admiração pela beleza e pela cultura de povos africanos e das afrobrasileiras motivou as artistas Simone de Fáveri e Fernanda Jerônimo a eternizarem, na forma de telas, quadros e esculturas, imagens de mulheres, homens e crianças negras. O resultado desse trabalho pode ser conferido na exposição Essência Negra, aberta para visitação até o dia 30 de novembro, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Florianópolis.

A mostra é a primeira das duas artistas, que não se conheciam até pouco tempo atrás. Elas se inscreveram no edital para ocupação do espaço cultural do banco. Devido à semelhança na proposta de trabalho de ambas, os responsáveis pela seleção dos projetos sugeriram que elas realizassem uma exposição conjunta.

Fernanda Jerônimo, além de artista digital, é bailarina profissional na banda Cores de Aidê. Começou a desenhar na infância, mas parou quando entrou para a faculdade de Direito. Retomou o hobby quando elaborou estampas para produtos da banda.

GALERIA: Confira fotos da Exposição "Essência Negra"

“O resultado foi muito bom, as pessoas gostaram do trabalho e eu voltei a desenhar”, conta Fernanda, que ingressou no curso de Design Gráfico da UFSC. “Uso o desenho para retratar algo que me é familiar, que traduz a minha filosofia e as minhas crenças, nessa vivência dentro da cultura afrobrasileira.”

No espaço do BRDE, Fernanda trouxe para a exposição, além de cadernos e agendas, nove quadros que retratam mulheres negras e que foram produzidos com a técnica da pintura digital. “Faço os retratos direto do computador. Às vezes, esboço algo no papel, mas o trabalho todo é finalizado no computador e impresso em papel 100% algodão”, comenta.

Povos do rio Omo
Já Simone de Fáveri tem, na mostra, 11 pinturas e quatro esculturas de sua autoria. Todas retratam povos do rio Omo, na Etiópia, que ainda vivem isolados, em contato com a natureza, com sua cultura praticamente preservada. O interesse pelo modo de vida dessas tribos surgiu por acaso, ao ver as fotografias de Hans Silvester, fotógrafo alemão interessado pelas artes corporais.

“Eu me apaixonei na hora pela beleza desses povos, pelo modo de vida deles, algo puro, ingênuo, em harmonia com a natureza”, afirma Simone. “Infelizmente são povos que correm o risco de perder o espaço onde vivem, ameaçados pelo ‘progresso’”.

As telas foram elaboradas com tinta a base de terra, enquanto as esculturas foram feitas com argila crua. Nas obras, são retratados homens, mulheres e crianças que estão nas imagens de Hans Silvester, com destaque para os ornamentos e as pinturas corporais.

A exposição Essência Negra pode ser conferida no Espaço Cultura do BRDE, na Avenida Hercílio Luz, 617, Centro de Florianópolis. A visitação é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar