Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/01/2020 - 11h50min

Exposição marca o centenário do artista Ernesto Meyer Filho

Imprimir Enviar
Sandra Meyer, filha do homenageado e curadora da exposição. FOTO: Nikolas Stefanovich/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina abre para visitação do público, a partir desta segunda-feira (3), a exposição “O cosmos”, do artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho. A mostra ocorre na galeria que leva o nome de Meyer Filho, situada no hall do Palácio Barriga Verde, e marca o centenário de nascimento do artista e os 20 anos da galeria.

A exposição é organizada pela Gerência Cultural da Alesc, com a curadoria de Sandra Meyer, presidente do Instituto Meyer Filho e filha do homenageado. De acordo com a gerente cultural do Parlamento, Any Santos, são 16 quadros que pertencem ao acervo de vários órgãos públicos catarinenses, como Tribunal de Justiça (TJSC), Museu Cruz e Sousa, Casa d’Agronômica e Alesc.

O homenageado nasceu em 1919, em Itajaí, e faleceu em Florianópolis, em 1991. Autodidata, começou a pintar nos anos 1940. Foram 50 anos dedicados às artes, como pintor, ilustrador, chargista e produtor cultural. Meyer Filho foi um dos fundadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF) e é considerado um dos pioneiros da arte moderna catarinense.

“É muito importante ter uma galeria com o nome dele num lugar como esse, a Casa do Povo, onde circulam pessoas de todo o estado e onde se discute o futuro de Santa Catarina”, afirma Sandra. “Foram cinco décadas de produção artística, de muita luta pela arte, com o início do movimento da arte moderna em Santa Catarina.”

A mostra “O cosmos” traz obras dos anos 1970, com enfoque no acervo pertencente ao poder público catarinense. Foi no começo dos anos 70, segundo Sandra, que o artista se aposentou do Banco do Brasil e passou se dedicar integralmente às artes.

“Foi uma época em que ele produziu muito a figura do galo, uma figura muito emblemática, pela qual ele é muito conhecido, com um tipo de paleta, de cores, de composição que foram muito típicos nos anos 70”, comenta a curadora. A exposição também apresenta obras com paisagens naturais e o boi de mamão, elemento bastante presente na produção de Meyer Filho.

Para Sandra, a mostra, além de marcar o centenário do artista, também representa uma oportunidade de preservar e disseminar a obra de Meyer Filho. “Temos que chamar a atenção para a importância desse acervo, para a necessidade de sua preservação, da sua divulgação, para que a população possa conhecer, e que esses quadros não fiquem apenas restritos aos gabinetes e às salas de reunião, onde muitas vezes as pessoas não têm acesso”, comenta.

A exposição “O cosmos” vai de 3 a 28 de fevereiro, das 7 às 19 horas, na Galeria Ernesto Meyer Filho, que fica no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa. No dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no mesmo local, ocorre a cerimônia em comemoração ao centenário de nascimento do artista.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar