Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2016 - 17h42min

Exposição conta os 60 anos do Porto de São Francisco do Sul

Imprimir Enviar
Painéis estão expostos no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa

Os 60 anos do Porto de São Francisco do Sul, no Norte do estado, são tema de uma exposição no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, desde a semana passada. São 20 painéis que contam em números e imagens a história daquele que é considerado um dos maiores portos do país.

Os painéis trazem fotos dos primórdios do porto, inaugurado em 1º de julho de 1995, e dados, como o recorde de cargas transportadas registrado em 2014, com 13,310 milhões de toneladas.  Atualmente, o porto, que é uma autarquia do Governo do Estado de Santa Catarina, é considerado o segundo maior do Brasil em movimentação de carga fora de contêiner.

Conforme a administração do porto, São Francisco do Sul tem cais acostável com 780 metros de comprimento e 43 pés de profundidade máxima. Essa condição, aliada às vias de acesso por rodovia e ferrovia, transforma o porto num dos principais destinos da safra de grãos para a exportação.  A soja é o principal produto escoado, com quase 674 mil toneladas movimentadas só em maio deste ano. Por isso, é responsável por 70% da economia do município de São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina. São 2.350 empregos diretos e outros 7 mil indiretos.

A exposição sobre os 60 anos do Porto de São Francisco pode ser conferida no hall da Alesc, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Voltar