Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/10/2018 - 14h27min

Exposição comemora os 30 anos do Sindalesc

Imprimir Enviar
Exposição Sindalesc

O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc) completa 30 anos em 8 de dezembro deste ano. Para comemorar o aniversário, o Parlamento inaugura uma exposição com fotos e documentos lembrando a trajetória do sindicato, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho. Fundado em 8 de dezembro de 1988, o Sindalesc consolidou suas conquistas e vitórias junto à sua base, ressaltando que a luta sindical somente será forte com a união da categoria.

Entre as conquistas em destaque na exposição, encontram-se informações sobre a recomposição da diretoria e livre acesso à mesa diretora; a democratização das comissões; a implantação da reforma administrativa de 1992. Outro episódio, que pode ser melhor conhecido na exposição, é a greve de 1991. Com 99% de adesão, por duas semanas, os servidores ocuparam o hall da Alesc e permaneceram sentados no tapete vermelho. Em 8 de outubro desse ano, na terceira proposta apresentada, com garantia da implantação da reforma administrativa, do comprometimento em relação à política salarial e à reposição de perdas e com novas negociações agendadas para 1992, o fim da greve foi anunciado.

Reconhecida por suas ações em defesa da democracia, da ética e da transparência administrativa e por repudiar qualquer ação arbitrária na condução do processo de luta sindical, a entidade fortalece suas ações atuando de forma unificada com a Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa (Afalesc) e a Associação dos Funcionários Inativos e Pensionistas do Poder Legislativo (Afipolesc), tornando mais forte a representação dos servidores ativos e aposentados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O presidente do Sindalesc, Diego Vieira, esclareceu que, com a Constituição de 1988, os sindicatos ganharam uma dimensão especial dentro do processo democrático que, além de beneficiar os próprios associados, dá um caráter de transparência à Assembleia Legislativa. “O sindicato, junto com o Ministério Público e com outras instituições, ajuda a sociedade na fiscalização e transparência do poder. A questão da recuperação salarial, entre outras causas, também estão dentro do escopo de atuação do sindicato.”

Em relação às pautas do sindicato, Diego afirmou que, atualmente, a principal reivindicação do sindicato é o concurso público. “O sindicato está focado na realização de um concurso público no ano que vem para a Assembleia Legislativa. Acreditamos que a única forma de contratar pessoas dentro de uma democracia é por concurso público. Se não for por concurso público não é um processo seletivo democrático.”

Sempre atento às discussões referentes ao serviço público de Santa Catarina, o sindicato respalda a luta em defesa das categorias que representam o conjunto de servidores públicos, tendo participação efetiva nos fóruns, nas manifestações e atos públicos organizados pelas entidades sindicais e movimentos sociais.

No âmbito federal, acompanha os temas nacionais, participando das discussões voltadas ao serviço público junto à Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (Fenale).

Serviços e atividades do Sindalesc
Alexandre Melo, vice-presidente, destacou como principal serviço a consultoria jurídica que atende todas as quartas-feiras na sede do sindicato, além dos serviços de comunicação. “Mantemos os servidores informados sobre o que está acontecendo na Assembleia Legislativa, por meio de mala direta, site, whatsapp. O sindicato representa a categoria e procura sempre buscar a manutenção dos direitos conquistados durante os anos de Constituição e de sindicato.”

O Sindalesc vai participar de algumas atividades até o final de 2018, como o encontro da Fenale, que vai acontecer no mês de outubro, em Florianópolis, e os eventos relativos aos 30 anos de sindicato, comemorados junto com a Afalesc.

 

Conheça a atual diretoria – gestão 2017/2020

Diego Vieira de Souza - PRESIDENTE
Alexandre Melo - VICE-PRESIDENTE
Antônio Vitor Ulrich - 1º SECRETÁRIO
Siomara Gonçalves Videira - 2º SECRETÁRIO
Nelson Henrique Moreira - 1º TESOUREIRO
Romário da Silva - 2º TESOUREIRO
Rubenvaldo da Silva - SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO SINDICAL
Lucio Santos Baggio - SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO
Cláudia Fernandes de Souza - SECRETÁRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS
Aline Covolo Ravara - CONSELHO FISCAL
Olivio Armando dos Santos - CONSELHO FISCAL
Luiz Eduardo de Souza - CONSELHO FISCAL
Carmen Lúcia Marian - CONSELHO FISCAL
Renata Rosenir da Cunha - CONSELHO FISCAL
Solon Soares - CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
Mauro Cesar Ferreira da Silva - CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
Alexandre Luis Soares - CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
Luiz Leônidas Lopes - CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
Any Santos - CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
Armando Luciano Carvalho Agostini - REPRESENTANTE FENALE
Nelson Henrique Moreira - REPRESENTANTE FENALE
Iwana Lúcia Lentz - REPRESENTANTE FENALE

 

 


 

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar