Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2017 - 00h22min

Presidente Getúlio espera até 50 mil pessoas em quatro dias de Expofeira do Leite

Imprimir Enviar
Autoridades acompanharam a abertura da feira, na noite desta quinta (1), em Presidente Getúlio

O município de Presidente Getúlio, no Alto Vale de Itajaí, deu início na noite desta quinta-feira (1º) a 21ª edição da Expofeira Estadual do Leite, um dos principais eventos da pecuária leiteira em Santa Catarina. A abertura oficial ocorreu no Palco Principal Camioneiros, no Parque Municipal de Eventos de Presidente Getúlio, com a presença de deputados estaduais e de prefeitos de várias cidades da região.

A feira prossegue até domingo (4), com entrada gratuita na maioria das atrações. Nos quatro dias de feira, a Comissão Central Organizadora espera receber de 40 mil a 50 mil pessoas, superando a média de 30 mil visitantes registrada nos últimos anos. Segundo o presidente da comissão, Fernando Soares, são 37 expositores espalhados em 7,7 mil metros quadrados de feira coberta.

"Para a nossa cidade, esse evento é muito importante, porque 42% da nossa economia vem da agricultura. A expofeira é uma forma de valorizarmos esses empresários rurais, que tanto se empenham no desenvolvimento do município", destaca o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso.

A exposição tem como foco principal a pecuária bovina. No pavilhão de exposição Theodor Richard Maier, são mais de 200 cabeças de gado leiteiro, sendo 117 da raça Jersey e 100 da holandesa. A agricultura e o comércio também têm seus espaços garantidos na festa. Associações e entidades, como os Bombeiros e a Apae, arrecadam fundos explorando serviços como o estacionamento.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina é uma das apoiadoras da Expofeira Estadual do Leite. O 1º vice-presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider (PMDB), disse que o Parlamento, como a Casa do Povo, deve estar presente em eventos importantes para o estado. "A expofeira se consolidou no cenário regional e estadual principalmente na comercialização do gado, na qualidade dos animais e do leite produzido", destacou o parlamentar.

O deputado Milton Hobus (PSD) lembrou que Presidente Getúlio é um dos muitos bons exemplos espalhados por Santa Catarina. "É uma cidade pequena, mas pujante que se profissionalizou no leite e produz hoje o leite de melhor qualidade no Brasil. Nesse momento difícil em que o Brasil atravessa, temos que mostrar os bons exemplos, como Presidente Getúlio."

Os deputados Jean Kuhlmann e Gabriel Ribeiro, ambos do PSD, também estiveram na abertura da expofeira. "A Assembleia deve valorizar a nossa pecuária e tudo aquilo que ela produz", disse Kulhmann. "Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite e devemos valorizar o trabalho que é desenvolvido em nosso estado, que movimenta nossa economia", completou Gabriel Ribeiro.

A festa é organizada pela Prefeitura de Presidente Getúlio e pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos, com apoio de vários parceiros. Além da exposição de animais, a feira conta com seminários, eventos gastronômicos, apresentações culturais e atrações diversas, como o concurso de leite em metro e o banho de leite. Os shows também estão na programação, com destaque para as apresentações da banda Detonautas e do cantor Sérgio Reis. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Presidente Getúlio.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar