Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/06/2017 - 08h41min

Expofeira de Presidente Getúlio destaca potencial de SC na pecuária leiteira

Imprimir Enviar
Município de Presidente Getúlio produz até 70 mil litros de leite por dia

A 21ª Expofeira Estadual do Leite, que foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (1º) em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, tem como foco principal um dos setores em que a economia catarinense mais se destaca nos últimos anos: a pecuária leiteira. O evento, que prossegue até domingo (4), reúne criadores de gado de toda a região e de outros pontos do estado, interessados em expor e comercializar matrizes e novilhos das principais raças de gado leiteiro, como Jersey e Holandesa.

Presidente Getúlio é o principal município da bacia leiteira do Alto Vale. Conforme o prefeito Nelson Virtuoso, os 500 produtores rurais da cidade são responsáveis por uma produção que pode atingir até 70 mil litros de leite diários. 

Conforme o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a pecuária leiteira é a atividade que mais cresce em Santa Catarina no setor agropecuário. Anualmente, são 3,1 bilhões de litros de leite produzidos no estado. A região Oeste é a principal bacia leiteira, com mais de 70% da produção estadual. O Alto Vale vem em segundo, seguida da região de Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina.

"A pecuária leiteira é uma atividade importante porque gera renda em pequenas propriedades", comentou Spies. "Esse grande avanço na produção se deu em função da melhoria da tecnologia, da genética de alto padrão, na melhoria da produção das pastagens, que impactaram na qualidade do leite, permite a industralização de produtos de alto valor agregado, que aumentaram a produção e atraíram cada vez mais produtores", explica.

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca é uma das parceiras da Expofeira de Presidente Getúlio. Conforme Spies, para o evento, a secretaria oferece, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), uma linha de crédito para o financiamento de novilhas. O objetivo é permitir que os pequenos produtores possam melhorar constantemente seu rebanho. A secretaria também mantém outras ações para todo o estado, como o fornecimento de calcário, de sementes de milho para silagem e de kits forrageiras para cultivo de pastagens.

A Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) é outra importante parceira da Expofeira do Leite. Ela absorve boa parte da produção leiteira da região de Presidente Getúlio. Conforme seu presidente, Harry Dorow, 20% da movimentação da cooperativa estão relacionados com a atividade.

"O leite representa 30% da economia da região do Alto Vale, que tem se destacado nos últimos anos na qualidade dos animais e do leite produzido", afirma Dorow. "Nas últimas análises do Ministério da Agricultura, o leite desta região tem apresentado os melhores resultados em termos de qualidade, o que transforma essa bacia leiteira em referência para todo o Brasil."

Para manter esse protagonismo no cenário nacional, produtores de todo ao Alto Vale vêm à Expofeira de Presidente Getúlio em busca de matrizes e novilhos que incrementem a produção. No pavilhão de exposição Theodor Richard Maier, são mais de 200 animais das principais raças leiteiras.

O expositor Jonatan de Morais, do município de Rio do Campo, trouxe para a feira uma raça que ainda é novidade na região. De origem francesa, o gado Montbeliarde, conforme o expositor, está entre os melhores para a produção de leite, superando a tradicional raça Jersey. "É uma raça rústica, com boa carcaça, que se destaca tanto na produção de leite como na de carne. É ideal para a pequena propriedade", explica.

Além da exposição e da comercialização dos animais, a Expofeira do Leite também conta com uma programação voltada para a promoção do produto. Atividades como o Torneio Leiteiro e o Concurso Nacional de Tomadores de Leite estão entre as principais. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Presidente Getúlio.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar