Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/03/2013 - 18h32min

Ex-presidente do STF Ayres Britto recebe homenagem do Tribunal de Contas

Imprimir Enviar
Ayres Britto recebeu a Medalha de Mérito do TCE-SC. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto foi homenageado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), nesta quinta-feira (7), em Florianópolis. Britto recebeu a Medalha de Mérito do TCE-SC, a mais alta distinção concedida pelo tribunal, em sessão especial que contou com a presença de diversas autoridades.

A honraria partiu do conselheiro Salomão Ribas Junior, presidente do Tribunal de Contas. “Esse é um reconhecimento a uma vida pública de raríssimas qualidades”, afirmou o conselheiro. “É também uma homenagem a alguém que é defensor ferrenho da liberdade de expressão e de imprensa, um defensor da moralidade pública”.

Coube a Herneus de Nadal, conselheiro do TCE, discursar em nome do tribunal. Ele exaltou a trajetória profissional do homenageado, desde a formação em Direito na Universidade Federal de Sergipe até a chegada à presidência da mais alta corte do país. Nadal também destacou que decisões tomadas por Ayres Britto serviram como referência para várias cortes do país, principalmente nas questões relativas ao controle externo.

O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), representou o Legislativo catarinense na homenagem. “É o reconhecimento do estado de Santa Catarina, por meio do TCE ao grande trabalho, à história de vida, a essa reserva moral da magistratura nacional”, destacou.

Exaltação ao Judiciário e à Constituição
O homenageado, que se aposentou do STF em novembro passado, agradeceu a homenagem. “Recebo essa honraria como muito gosto, prazer e honra”, resumiu.

Ayres Britto fez elogios ao Judiciário brasileiro, o qual considera um dos melhores do mundo. Ele acredita que esse poder tem se aproximado mais da sociedade, a partir do momento que passou a cumprir a Constituição Federal. “As instituições e os agentes públicos finalmente começam a entender que esse é o seu papel principal: cumprir a Constituição. E isso a sociedade vem exigindo mais a cada dia”, disse.

O ministro aposentado também destacou a importância da Constituição Federal de 1988, que em 2013 completa 25 anos.  “Trata-se de uma Constituição redentora, pois resgatou a democracia”.

Histórico
Carlos Ayres Britto nasceu em novembro de 1942, na cidade de Propriá, em Sergipe. Poeta, professor universitário e jurista, iniciou a carreira em seu estado natal, onde ocupou diversos cargos importantes, como consultor-geral do Estado, procurador-geral do Estado e procurador do Tribunal de Contas.

Em 2003, foi nomeado ministro do STF. Em abril de 2012, tomou posse na presidência do Supremo, cargo no qual se aposentou, compulsoriamente, ao completar 70 anos, em novembro do ano passado.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar