Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/10/2018 - 12h09min

Evento une instituições públicas e entidades no combate à pirataria

Imprimir Enviar
Evento reúne integrantes da PRF, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, MPSC, Guarda Municipal de Florianópolis, entre outras

Começou na manhã desta segunda-feira (22), na sede da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Florianópolis, a 15ª OTEFIS – Operação Temática de Enfrentamento a Crimes Contra o Fisco e Saúde Pública.

O evento reúne integrantes da PRF, Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda, Ministério Público de Santa Catarina, Guarda Municipal de Florianópolis, entre outras entidades, com o objetivo de articular estratégias conjuntas de combate à pirataria e crimes conexos.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop), Jair Antonio Schmidt, somente em 2017 a chamada “economia subterrânea”, movimentou em torno de R$ 146 bilhões, o que se refletiu em uma série de prejuízos à sociedade. “Além do setor público, que deixou de arrecadar bilhões em tributos que poderiam cumprir sua função social, a pirataria prejudicou o comércio e a indústria, atrapalhando a formação de novas empresas, de novos produtos, de novos investimentos e também de novos empregos”, disse.

Promovida pela Coordenação-Geral de Operações da PRF em Brasília, esta é a  primeira vez que a OTEFIS é realizada em Santa Catarina, estado em que são comuns apreensões de cargas de cigarros e remédios falsificados, afirma o superintendente regional da instituição, Hermes de Lima Santos Neto.

Para ele, as capacitações devem levar o trabalho realizado pelos agentes da instituição e representantes de entidades que atuam no combate a delitos fiscais e preservação da saúde pública, a um novo patamar de qualidade. “O conhecimento é tudo nos dias de hoje. É fundamental estarmos nivelados e realizando um trabalho com base científica, o que proporciona também mais segurança nas nossas ações.”

A programação segue até o dia 31 deste mês e inclui capacitação teórica e desenvolvimento de atividades práticas integradas de fiscalização, na região da Grande Florianópolis. As ações ocorrerão em rodovias e ruas onde existe comércio informal.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar