Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2018 - 11h44min

Estudantes aprendem sobre história do Parlamento em visitas guiadas

Imprimir Enviar
Grupos e instituições podem agendar visitas à Assembleia Legislativa diretamente pelo site

As visitas institucionais à Assembleia Legislativa prosseguem durante o calendário especial instituído em função das eleições 2018. A Gerência de Cerimonial do Parlamento catarinense, responsável pela recepção dos visitantes, acolheu na manhã desta quarta-feira (19) 58 estudantes de 5º ano da Escola Professora Dolores Luzia dos Santos Kraus, de Gaspar.

Durante a visita guiada, os estudantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo, sua história e o papel dos deputados estaduais. A explicação é dividida em duas partes, sendo a primeira sobre a história da Assembleia e seu funcionamento desde a criação, em 1835, e a segunda parte sobre o trabalho legislativo, a criação das leis e a atuação dos deputados nas comissões. Os principais pontos visitados na Casa são o Plenário, a galeria dos presidentes e a exposição de quadros que conta a história das sedes do Parlamento.

A visita da Escola Professora Dolores Luzia dos Santos Kraus foi guiada por Noaii Haeming dos Santos de Souza, membro da equipe de cerimonial da Alesc. “A explicação e a didática variam de acordo com faixa etária, já que recebemos estudantes de 8 anos até o nível universitário. Em geral, o feedback das escolas tem sido muito bom”, relatou ele.

De acordo com a diretora escolar Sirlei Miranda, faz parte do currículo das crianças aprender sobre a história dos três poderes no ensino fundamental. “Além da importância da história da nossa Capital Florianópolis, é impossível não vir à Assembleia Legislativa. Estar aqui presente é um complemento de tudo que é trabalhado em sala de aula.” Sirlei acrescentou que, para os alunos, a atividade se torna um dia especial. “Muitas das pessoas que aqui estão são vistas somente na TV. Às vezes, quando se fala em deputado estadual lá na Capital, é uma distância muito grande para nós que somos do Vale do Itajaí. Também temos representantes, mas a gente sabe que é muito diferente dos vereadores da cidade, que estão próximos das comunidades.”

O estudante Pedro Henrique Deschamps, 11 anos, gostou da experiência de conhecer a Assembleia Legislativa em sua segunda visita à Capital. “Nós estamos fazendo muitas pesquisas sobre Florianópolis e aprendendo cada dia mais”, disse. A colega dele, Laura Menezes Vitória, 11 anos, opinou que a visita guiada faz toda diferença para os alunos. “Eu tô muito agradecida por estar aqui,e estou aprendendo muitas coisas que eu não sabia.”

Agendamento de visitas
Grupos e instituições podem agendar visitas à Assembleia Legislativa diretamente pelo site. Basta acessar a aba Contato/Visite a Assembleia na página principal do site e preencher o formulário, automaticamente direcionado para a Gerência de Cerimonial.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar