Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/01/2020 - 11h22min

Escola do Legislativo promove mais de 330 eventos em 2019

Imprimir Enviar
Parlamento Jovem voltado aos estagiários do PAB foi um dos diferenciais da Escola em 2019
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico do Parlamento catarinense, promoveu em 2019 mais de 330 eventos nas áreas de inclusão, pesquisa e produção, educação para a cidadania, formação política e qualificação, que atenderam mais de 23 mil pessoas de todo o estado. Além disso, o ano foi marcado pela consolidação de sua plataforma de ensino a distância (EaD) que contava, até novembro, com 46,6 mil inscritos.

Em 2019, o EaD da Escola do Legislativo completou dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, foram lançados.

Além dos quatro novos cursos, a Escola do Legislativo oferece outros 22 cursos on-line, também gratuitos e acessíveis a qualquer pessoa no Brasil. Em dois anos, mais de 55 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal se inscreveram.

Parlamento Jovem
Mantendo a tradição, a escola promoveu em 2019 eventos voltados à aproximação dos cidadãos, em especial dos jovens, com o Parlamento catarinense. Foram duas edições do Programa Parlamento Jovem Catarinense, que reuniram 80 estudantes do ensino médio de todas as regiões do estado.

Em junho, foram 40 alunos de escolas de Joinville, Tijucas, Chapecó, Lages, Rio das Antas, Nova Veneza, Ituporanga e Irineópolis. Em novembro, outros 40 estudantes de Águas Mornas, Videira, Joinville, Chapecó, Canoinhas, São Joaquim, Morro Grande e Bombinhas.

Eles tiveram a possibilidade de vivenciar a rotina dos deputados estaduais em atividades no Palácio Barriga Verde, ao apresentar, analisar e votar propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo o processo legislativo realizado na Assembleia. Os projetos aprovados pelos parlamentares jovens são encaminhados para a Comissão de Legislação Participativa da Alesc e podem ser transformados em projetos pelos deputados estaduais.

O Programa Estágio Visita também contou com duas edições em 2019. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino superior de todo o estado, que tem a oportunidade de conhecer e vivenciar durante três dias as atividades desenvolvidas pelo Parlamento. Em outubro, foram 45 universitários de 27 municípios. Já em abril, o programa recebeu 65 acadêmicos de 34 cidades.

Os alunos do ensino fundamental também são atendidos pelo Programa Vereador Mirim. Em parceria com as câmaras municipais, a escola visa contribuir na formação política dos estudantes e tornar conhecidas e acessíveis a eles as funções, as atribuições e as atividades desenvolvidas pelo Parlamento.

Em setembro, a Escola do Legislativo promoveu a 10ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que reuniu 500 estudantes de 32 câmaras mirins de todo o estado. O encontro oportuniza a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa. Existem 78 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado.

Já em dezembro, foi realizada a primeira edição do Parlamento Jovem Catarinense voltado aos estagiários do Programa Antonieta de Barros (PAB). Foram eleitos 40 jovens, entre 16 e 24 anos, envolvidos com o programa de ação afirmativa desenvolvido pela Assembleia Legislativa com candidatos em situação de vulnerabilidade social. A exemplo dos participantes do Parlamento Jovem Catarinense, os deputados do PAB vivenciaram momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre a política, democracia, participação e a vivência do processo legislativo.

Voltar