Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2017 - 17h22min

Escola do Legislativo da Alesc passa a oferecer cursos a distância

Imprimir Enviar
O presidente da Escola do Legislativo, deputado Gelson Merisio, durante o evento no Tribunal de Contas do Estado (TCE)

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira passará a oferecer cursos de ensino a distância (EaD)  gratuitos, dos quais qualquer cidadão catarinense poderá participar. A iniciativa foi apresentada na tarde desta terça-feira (5), durante uma mesa-redonda entre jornalistas a respeito dos desafios da classe política, realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), em Florianópolis.

No evento, também foram apresentadas as novas logomarcas da Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Câmaras Municipais (Ceac), um espaço criado dentro da Assembleia Legislativa para atender vereadores e assessores de todos os municípios catarinenses. A novidades já podem ser conferidas nos sites do EaD da Escola do Legislativo e do Ceac.

Conforme a coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, todos os cursos presenciais que são promovidos pela escola passarão a ser oferecidos na plataforma EaD, que será acessível a qualquer pessoa, de forma gratuita. Inicialmente, dez dos 22 cursos já estarão com inscrições abertas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

"Os cursos da escola, que sempre foram voltados à qualificação de servidores e detentores de mandatos, agora poderão ter a participação de qualquer cidadão, de forma gratuita", comentou Marlene. "Dessa forma, a Escola do Legislativo se aproxima mais do cidadão e procura trazer a sociedade para mais perto do Poder Legislativo."

O presidente da Escola do Legislativo, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou que a ampliação do conhecimento oferecido é importante para a formação de eleitores bem informados e qualificados em suas decisões. "A educação presencial oferecida pela Escola do Legislativo pode chegar a todos os cantos de Santa Catarina, beneficiando a sociedade como um todo", disse o parlamentar.

Já o Centro de Apoio às Câmaras Municipais, além de um espaço físico de apoio aos vereadores e assessores parlamentares nas dependências do Palácio Barriga Verde, conta com um site, pelo qual vários serviços poderão ser acessados. O centro foi criado por meio da Resolução 4/2014 com o objetivo principal de oferecer consultoria legislativa para os vereadores e câmaras municipais.

Novos cidadãos x velhas políticas
O evento também foi marcado pelo debate entre os jornalistas Adelor Lessa, Claudio Prisco Paraíso e Paulo Alceu sobre o tema "Os novos cidadãos x as velhas políticas". Mediados pelo também jornalista Arão Josino, eles discutiram como a classe política deve se comportar diante da realidade imposta pelas redes sociais, que permitem  um contato maior e mais direto com os eleitores.

Lessa destacou que a essa nova realidade ainda é um desafio para a classe política, pois se trata de um processo ainda em fase de desenvolvimento. "O importante é que os políticos saibam fazer um bom uso dessas redes. Não basta apenas estar nelas", considerou. Prisco Paraíso lembrou que as redes sociais, ao possibilitarem uma via de mão dupla com o eleitor, podem subsidiar a atuação de muitos políticos. "O cidadão está cada vez mais vigilante e participativo", disse. Paulo Alceu apontou o alto grau de descrédito da classe política perante o cidadão e considerou que, assim como no jornalismo, falar a verdade e ter credibilidade são essenciais para qualquer político que queira se manter na política.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar