Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2017 - 19h11min

Entidades de apoio a portadores de doenças são homenageadas

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Coruja (PMDB) discursa durante a sessão especial, da qual foi proponente
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com o objetivo principal de reconhecer o trabalho desenvolvido por entidades assistenciais em prol de pessoas portadoras de doenças, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta quarta-feira (22), no Plenário Deputado Osni Régis, uma homenagem a associações voltadas ao apoio a doentes e seus familiares. A solenidade foi proposta e presidida pelo deputado Fernando Coruja (PMDB).

“Fico satisfeito em poder prestar essa homenagem singela, em nome da Assembleia, mostrando a importância que vocês têm, e me colocar à disposição para fortalecer ainda mais essas organizações que muitas vezes não são valorizadas pelo poder público”, afirmou o parlamentar.

Coruja destacou que o apoio prestado pelas associações se dá em várias áreas e não fica restrito às questões materiais. “Você descobre que você não está sozinho. Vê que você não é o único a ter aquela doença. A associação é um ponto de apoio, que pode ajudar de muitas formas: apoio jurídico, um tratamento, cobrar um medicamento”, lembrou.

O parlamentar sugeriu que as entidades de apoio aos portadores de doença se unam em uma associação maior com o objetivo de ter mais visibilidade junto ao Estado. “As associações são vistas como quem trabalha, mas que também incomoda o poder público. Precisamos fortalecê-las”, completou.

A presidente da Associação Parkinson Santa Catarina, Leny Baessa Nunes, declarou-se emocionada com a homenagem prestada pelo Parlamento. Aos 81 anos, ela está na associação desde sua criação, em 2003. “Esse reconhecimento é tão singelo, mas de um significado enorme. Nos dá a responsabilidade da continuidade dessa associação que adotei como minha família e onde posso viver meu lema: ‘quem não vive para servir, não serve para viver’”, afirmou.

Leoni Margarida Simm, presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC), ressaltou que as entidades em defesa dos portadores de doenças são movidas, muitas vezes, pela indignação com a ausência da atuação do Estado. “São equipamentos sem manutenção, falta de profissionais, falta de informação à população sobre essas doenças”, comentou.

Ela parabenizou a Assembleia Legislativa pela a aprovação, no ano passado, da lei que torna obrigatória a divulgação da fila de espera por cirurgias eletivas no estado. Leonir também classificou como importante a homenagem recebida do Parlamento. “Mostra que nosso trabalho está sendo observado, e que fazemos algo sério, que merece respeito. Estamos modificando a saúde no Brasil, estamos fazendo história”, finalizou.

Confira as entidades homenageadas:

  • Articulação Catarinense de DST, HIV-Aids, Hepatites Virais e Redução de Danos
  • Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC)
  • Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam)
  • Associação Catarinense de Doenças Raras
  • Associação dos Diabéticos de Florianópolis (Adiflor)
  • Associação de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla da Grande Florianópolis (Aflorem)
  • Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina
  • Associação Parkinson Santa Catarina
  • Casa de Apoio às Pessoas com Câncer Maria Tereza – Unidade Lages
  • Casa de Apoio Colibri
  • Grupo Hércules de Hepatites Virais, Transplante de Fígado, Doação de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina
  • Associação Catarinense de Pacientes e Amigos de Gaucher
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar