Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2017 - 15h58min

Encontro debate “Saúde da mulher em todas as idades”

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt promoveu o encontro

Considerando que a saúde necessita de cuidados cotidianos na prevenção de doenças, em especial a saúde da mulher, a deputada Dirce Heidercheidt (PMDB) promoveu na tarde desta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, um bate-papo entre mulheres, com a presença da enfermeira obstetra Sônia Silva. Realizado no gabinete da parlamentar, o encontro, que aborda a saúde da mulher em todas as idades, contribui para as ações do Movimento Outubro Rosa, realizado anualmente pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc). 
Integrante da Bancada Feminina no Parlamento, Dirce destacou que a iniciativa visa orientar as mulheres sobre a necessidade de um acompanhamento médico desde a adolescência até a terceira idade. Segundo a parlamentar, não basta ter acesso a informação, as mulheres precisam ter consciência da necessidade de manter os exames em dia. "Nosso trabalho é reforçar esse processo de conscientização, em prol da saúde da mulher." 
De acordo com a deputada, o encontro procura mostrar que a alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas promovem o bem-estar e contribuem para uma boa saúde, mas a visita periódica aos profissionais é que atesta a saúde das pessoas. Dirce pontuou a necessidade de as mulheres realizarem os exames de mamografia e preventivo do colo do útero todos os anos.  

Palestra
Com o tema "Saúde da mulher desde a adolescência até a terceira idade", Sônia conversou com as mulheres. Entre as orientações, Sônia mencionou em sua palestra, que a visita ao médico regularmente deve ser iniciada ainda na infância, com o acompanhamento do pediatra, que avalia o desenvolvimento e crescimento da criança. Segundo ela, na fase da adolescência, se faz ainda mais necessário o acompanhamento médico, pois é o período onde ocorre o processo de transformação física e psicológica. O mesmo ocorre na fase adulta. "Nesse período, especialmente a partir dos 30 anos, as mulheres devem fazer um rastreamento de saúde anualmente, com a inclusão de exames solicitados pelo profissional da saúde."
Na ocasião, Sônia falou sobre a importância dos exames, como o papanicolau, que possibilita o diagnóstico de câncer. "Com esse rastreamento é possível descobrir a doença em sua fase inicial. Esse diagnóstico precoce possibilita as chances de cura. Considerando que 70% do desenvolvimento de doenças físicas e emocionais estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, Sônia chama atenção para os hábitos alimentares, o sedentárismo e o estresse do dia a dia. "Existe um grande número de doenças crônicas ocasionadas por esses fatores, entre elas a diabete, a hipertensão e a depressão."

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar