Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2018 - 14h55min

Vereadores Mirins: incentivo ao protagonismo juvenil na política catarinense

Imprimir Enviar
O programa Vereador-Mirim, da Escola do Legislativo em parceria com as Câmaras Municipais, contribui para a formação política dos estudantes

O auditório Deputada Antonieta de Barros foi palco do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa. O evento reuniu mais de 500 estudantes catarinenses, com idades entre 9 e 15 anos, para promover a troca de experiências entre os vereadores integrantes das 75 câmaras-mirins de Santa Catarina.

A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra, e Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.

“Falta a participação mais ativa do cidadão, porque o cidadão, para participar, ele precisa conhecer, então, como você vai jogar xadrez se você não sabe o que a dama faz, o cavalo faz, por isso a aprendizagem é muito importante, para poder saber o que eu vou cobrar do meu vereador, do meu deputado, do prefeito, do presidente”, frisou a autora e palestrante.

Trinta e uma cidades catarinenses participaram do encontro. Entre elas, Canelinha, que inovou com a criação de duas câmaras-mirins: infantil e juvenil. O município aprovou o projeto para a criação da Câmara-Mirim em agosto do ano passado e já registrou pelo menos quatro projetos de lei que foram adotados pela Câmara municipal e sancionados pelo prefeito.

“Fizemos esse diferencial porque nós queríamos que todos participassem. Tivemos 126 inscrições, então foram muitos alunos querendo participar. E uma coisa que chamou muita atenção e que é um problema grave no Brasil é a questão da vaga das mulheres e em Canelinha tivemos mais mulheres inscritas e temos mais mulheres vereadoras-mirins do que homens”, explicou o vereador do município, Antônio Carlos Flores.

O encontro também promoveu o programa Vereador-Mirim, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com as Câmaras Municipais, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes, tornando conhecidas as funções e atividades desenvolvidas no Parlamento Estadual.

“É um sinal concreto que o projeto aqui no nosso estado é consolidado e a tendência é que a gente faça com que ele só cresça. Agora ele tem mudado um pouco as características. Temos um crescimento muito grande de câmaras jovens, então temos que pensar também em câmara juvenil porque ela antes era um número bem menor e hoje tem um número bem significativo”, afirmou a gestora do núcleo de gestão para a cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros.

Com foco na educação cidadã, as palestras e debates evidenciaram o protagonismo juvenil, o senso crítico e a solidariedade. “Eu desenvolvi bastante minha linguística porque antes eu não tinha muita facilidade para falar em público. Também aprendi a escrever textos e elaborar ideias para a sociedade. Acho que é muito importante porque nós no futuro seremos os políticos, então se já tivermos esse contato hoje em dia poderemos fazer um papel melhor para o Brasil”, comemorou o estudante Gustavo Kreuzberg, de 14 anos, do oitavo ano do Colégio Educacional Novo Ideal, em Canelinha.


Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar