Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2017 - 17h17min

Encontro debate violência contra a mulher e gestão de mídias sociais

Imprimir Enviar

A falta de representatividade feminina na política e a necessidade de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil pautaram a palestra da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jane Maria de Souza Philippi realizada na tarde desta quinta-feira (18), durante o 8º Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O objetivo do evento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira é estimular a participação feminina na política e propiciar o aperfeiçoamento de agentes públicos e políticos. A iniciativa conta com o apoio da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

A professora do Departamento de Saúde Pública da UFSC abordou temas como o feminismo, as lutas por conquistas de direitos e o papel das mulheres na construção da história do país.

Ela defende uma participação mais igualitária de homens e mulheres no cenário político. “Em termos de representatividade feminina na política, o Brasil é o último país da América Latina. Se somos 52% de eleitoras, no mínimo teríamos que ocupar 50% dos cargos em todas as esferas de poder: ministérios, prefeituras, governos de estados, secretarias, câmaras municipais.”

Jane destacou a importância de conscientizar as mulheres a ocuparem espaços de poder. Segundo ela, só assim serão implementadas medidas para reduzir as desigualdades de gênero e combater a violência contra a mulher. A professora citou levantamentos que apontam o Brasil como o pior país da América do Sul para ser menina e o sétimo no ranking mundial em número de feminicídios.

“Toda a conquista de direitos das mulheres foi com luta. Não são os homens que vão melhorar a vida para as mulheres, suas filhas e filhos. Quem vai providenciar isso são as mulheres no poder”, disse. “As que já chegaram lá devem, por exemplo, fortalecer em seus municípios os Conselhos de Direitos das Mulheres, as delegacias especializadas, os espaços para acolhimento de mulheres que sofrem violência”, acrescentou.

Mídias sociais
A outra palestra promovida no período da tarde tratou do gerenciamento de mídias sociais. A consultora Jéssica Bedin tirou dúvidas das participantes e deu dicas de como melhorar a atuação no ambiente virtual. “É preciso analisar o que vai ser postado e a frequência das publicações, verificar se combinam com as bandeiras que defendem, escolher imagens e vídeos de qualidade. Isso faz toda a diferença.”

Jéssica orientou as parlamentares sobre a necessidade de usar as redes sociais de forma planejada. “É fundamental ocupar esse espaço. Hoje o Brasil é o segundo país que mais usa redes sociais no mundo. Assistimos televisão duas horas por dia e ficamos no celular e no computador por volta de seis horas. É muito tempo e isso tem que ser usado a seu favor”, frisou.

Programação
A programação do 8º Encontro de Mulheres Parlamentares se estende até esta sexta-feira (19). As palestras e mesas temáticas do evento enfocam questões como empoderamento da mulher, mídia training, políticas públicas e violência de gênero.

Sexta-feira (19)
8h - Credenciamento
9h - Palestra: “Políticas Públicas para Mulheres”, com Júnia Rosa Soares.
10h - Mesa Redonda com mulheres detentoras de experiências de empoderamento, tais como parlamentares estaduais e municipais, representantes de classes, prefeitas e a coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
12h - Intervalo para o almoço.
13h30 – Apresentação cultural
14h - Palestra: “Mídia Training”, com Juliana Germann.
16h - Encerramento

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar